terça-feira, 24 de abril de 2018

Chef´s Table Pastry - Série

Lá por casa demos com esta série...

...conta a história real dos maiores pasteleiros do Mundo...as suas inspirações...as suas vivências...

...está tão bem filmado, tem uma fotografia excelente...e uma forma muito interessante de contar as suas histórias.

...não somos nós, apenas, que andamos entusiasmados...já vamos no 4º Episódio, e já é um programa a quatro.




segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Mundial do Livro

Às vezes sinto que a era digital nos tem afastado dos Livros...

...daqueles em papel! As séries, filmes, jornais digitais e redes sociais, acabam por nos afastar do Livro.

Já não leio tanto como antes, é verdade, mas ainda assim ando sempre acompanhada de um Livro na cabeceira, e nas viagens de avião é um super companheiro.

Por cá, estimulo a leitura de Livros às crias...todos dias antes de apagar a luz para dormirem, têm de ler um pouco...alguma coisa há-de ficar e pode ser que um dia se apaixonem pela leitura...

Quando a minha cria mais velha me disse que era o Dia Mundial do Livro, fiz o seguinte exercício mental: lembrar-me em poucos segundos de alguns títulos/ obras...se me vieram estes à cabeça, é porque todos eles (e mais outros obviamente), me deixaram marcas:

"Cem anos de Solidão" Gabriel Garcia Marquez

"Perfume" Patrick Suskind

"Afirma Pereira" António Tabucchi

"Ensaio sobre a cegueira" José Saramago

"A rapariga que roubava livros" Markus Zusak

Estou a escrever e a lembrar-me de outros, mas não foram esses que a minha memória, foi logo buscar.

De momento ando a ler ou a reler (porque acho que já o tinha lido), "Noticia de um sequestro" de Gabriel Garcia Marquez.

Não há como um bom livro para relaxar, para nos colocar no Mundo da História e do Imaginário...para percebermos outros tempos e outras histórias, para conhecermos mais de nós e dos outros...


(Imagem retirada da internet)

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Podia ser uma reflexão sobre a vida...mas não...é só uma constatação

Tenho lido e ouvido Histórias de pessoas que largaram os seus Empregos, Formações, para irem fazer o que realmente gostam...perseguir um qualquer sonho!

...estava a ler uma dessas histórias e fiquei a pensar nisso...

...gosto do que faço, gosto mesmo!
Obviamente, que nem todos os dias...e há alturas em que ando a viver em modo "tetris", encaixar a família, com o trabalho, com o desporto, com os hobbies, com os amigos...e nestas fases, confesso que dou por mim a pensar que vida é esta!!!???

Como já referi, sou um pouco viciada por Séries e quando ando dedicada apenas a uma...invejo imenso quem a escreveu, quem a construiu, quem desenhou as personagens....admiro sempre a inteligência das pessoas que criam, escrevem as Séries!!!!

...vai daí, dei por mim, a pensar que se largasse tudo, queria escrever, construir tramas, personagens, histórias...

...se calhar este é o meu sonho!

Que não passa disso, tenho consciência das minhas limitações e inteligência...e este sonho é uma forma de me levar para um mundo imaginário. E já é tão bom!

Quando sonhamos e ficamos por aqui...não é necessariamente negativo!

A vida tem de ser feita de sonhos e objetivos, que não são a mesma coisa...

...obviamente que existem sonhos que passam a objetivos e acabam por se realizar...

...eu cá...continuarei a ter este sonho, mas focada sempre nos meus objetivos de vida...

(Imagem retirada da Internet)












quarta-feira, 18 de abril de 2018

Parabéns Tio

Parabéns Tio!

O meu tio foi aquele que sempre desmanchou os nossos "teatrinhos" de criança e adolescentes...quando fazíamos alguma asneira, quando tínhamos más notas ou quando chumbámos...chorávamos, fazíamos o drama todo, para que o resto da Família não nos moesse muito.
Isto até resultava com os meus avós, que não podiam ver as netas neste estado...mas depois lá aparecia o meu tio a gozar connosco, e a desmanchar com as suas piadas, a atuação....

Lá por casa, quando o meu tio estava, havia sempre risota...tem um Humor incrível e quando estava para aí virado...era vê-lo a "envenenar" a minha avó contra o meu avô (no bom sentido) e tínhamos o circo montado!!!

Naqueles tempos, não havia comandos da Televisão e o lugar do meu tio na sala, era muito perto da Televisão...recordo-me sempre até ás lágrimas a rir, que o meu avô também gostava de se "meter" com o meu tio...e era vê-lo a dizer: "Mais alto", "mude de canal", "mais baixo"...Basicamente, o primeiro comando de TV que tivemos foi o meu Tio.

Tem uma relação muito especial com o dinheiro...a tal ponto, que num Verão, a minha avó dava-me dinheiro para ir buscar um gelado na praia. Os gelados ficavam mesmo longe! Mas lá ia eu, com a carteirinha da minha avó comprar um gelado! Durante dois ou três dias, o meu Tio aparecia sempre ao mesmo tempo que eu na barraca dos gelados...e com a desculpa de que não tinha carteira...lá eu lhe comprava um gelado com o dinheiro da minha avó!!!!
Até que um dia, pedi o dinheiro certo à minha avó, fiz o longo caminho até à barraca dos gelados e como sempre o meu tio apareceu...mas dessa vez...ficou a ver-me a comer o gelado!!!!!!
Obviamente que se fartou de rir e até acho que ficou orgulhoso...afinal aprendemos muitas manhas com ele!!!!!

Uma das manhas, era ocupar sempre o lugar da mesa de refeições num canto, onde não dava para sair sem incomodar o resto da família.
Resultado: passava refeições inteiras refastelado, com toda a gente a servir-lhe!!!!

Hoje continuamos a ter a mesma relação com ele, há sempre risota, gozo e consegue como ninguém provocar-nos ataques de riso de ir às lágrimas...Continua com o mesmo Humor e "manhas"...mas hoje, se calhar por respeito pela sua idade, já lhe aparamos as mesmas!

A verdade é que além da brincadeira toda, é um Tio que nunca nos falha...(desde que não lhe peçamos dinheiro)....está sempre lá e sempre pronto a ajudar!!

Hoje e porque ele faz mais um ano, deixo um texto escrito em 2017, há um ano, mas sempre atual...e mostro aqui a sua generosidade no Natal para as sobrinhas....ele sabe o quanto gostamos de chocolates!!!




terça-feira, 17 de abril de 2018

Não se ama alguém que não ouve a mesma canção

...já dizia Rui Veloso...

...e deve ser bem verdade..

...eu e ele temos gostos diferentes de música, ele mais alternativa, e eu mais comercial...

...mas temos ali uma intersecção em que adoramos os mesmos grupos e géneros.

Ele mais erudito que eu...vai-me mostrando coisas novas.

Foi o que aconteceu hoje, enviou-me uma mensagem a avisar que os Manic Street Preachers, que gostamos os dois, têm album novo...e lá passei o dia a conhecer...para já gosto e esta já me cativou bastante.

Distant Colours
Album: Resistance is futile





#108 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece


Sou mesmo do Signo de Fogo...da praia, do Verão, do Calor, do Sol...é sem dúvida o meu elemento...

...hoje...e porque em terras Alentejanas está sol e calor...lembrei-me logo desta música dos The Beatles!

...hoje...estou com uma disposição diferente e tudo devido ao Calor, ao Sol!!!!!!!

HERE COME THE SUN



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Fui a um casamento...

...e há anos que não assistia a nenhum!

Temos aquela fase em que todos os fins de semana temos um casamento e depois é batizados e depois começa a abrandar...isto é proporcional à idade que vamos tendo.

Mas este fim de semana fui participar num Casamento de uma amiga a quem chamo "filha adotiva"...já falei delas por aqui.

E foi tudo perfeito, mesmo...houve alegria, felicidade, divertimento, qualidade, elegância...mesmo à altura dos noivos!

Poderia vir contar tudo o que aconteceu, mas não...este dia fica para os noivos, mais tarde recordarem!

O que aqui venho fazer é falar do mimo que lhes oferecemos!
A relação que tenho com a noiva, pedia alguma coisa de especial, personalizada, empenhada...

...e para isso, nada melhor que pedir a uma artista que gostamos para nos ajudar...

...falo da Isabel Rocha Leite...podem visitar as páginas dela, aqui e aqui.

Há anos que esta artista tem vindo a retratar a N. vida...sempre com este toque divertido e alegre: quando nos tornámos 4, quando as amigas e a irmã fizeram os 40, quando uma foi embora, quando outra chegou...não sei já...mas neste circulo habitam bastantes telas da Isabel Rocha Leite.

Por agora e porque eu queria mesmo oferecer algo especial aos noivos, porque para mim são especiais...eis a visão da artista deste casal super alegre, simpático, descontraído e com um carinho enorme pela Maria e o Manel (os cães)!


Ilustração sobre papel kraft,50x70cm técnica mista “Felicidades aos noivos”


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Uma salva de palmas à Mango




Hoje quando abri o mail, encontrei esta campanha da Mango.

Ao principio estranha-se, onde estão as mulheres magras sem celulite?

Mas depois, AMEI!

É isto senhores, é isto...

Lembrei-me logo da banda sonora do filme "The Greatest Showman" ....um filme, musical que fala da diferença.



Atenção, que não estou a referir-me a atrações de circo, mas o Mundo é tão grande e tão diverso, que temos cada vez mais de aceitar as diferenças e haver espaço para todo o tipo de pessoas...neste caso, magras e gordas...e mais campanhas como estas...(não fosse os folhos, acho que este biquini me ficaria a matar!).




quinta-feira, 12 de abril de 2018

Desabafo sobre o Sistema de Educação

A Educação em Portugal está toda ao contrário.

Cada vez que termina um período escolar e vou à Reuniões, reforço ainda mais esta convicção.

E a culpa não é só do pouco investimento que os sucessivos governos fazem na Educação, embora este leve a maior parte da culpa.

Temos um modelo de Educação que não privilegia a autonomia, nem a criatividade. A escola não tem desafios, a não ser aqueles relacionados com a integração social. Não há desafios para o conhecimento.

Os professores estão cansados, não estão motivados, não têm paixão pelo que fazem (atenção há, felizmente, muitas exceções), não têm meios, nem sistema que os desafie a fazer melhor e diferente. Até aqui, uma ode aos professores, que têm de ser especialistas a fazer “omeletes sem ovos”. 

Os alunos, as nossas crianças sentem isto. 
E para eles, a Escola é cada vez menos interessante. Nota-se quando há alguma coisa de diferente...o entusiasmo deles...basta ser diferente, saírem da rotina...

Os Pais, cada vez mais, estão agarrados aos rankings das Escolas, à competição da sua cria com os outros, às boas notas, e menos preocupados em os desafiarem, e motivarem para a criatividade e para o conhecimento. 

Não é fácil, eu sei...

...E sei que não bastará apenas mais investimento.  

Como sou pessoa de Gestão, tenho tendência para apontar algumas estratégias, que sem ter conhecimento de toda a causa, me parece que fossem úteis:

1.     Investimento, Investimento, Investimento na Educação;
2.     Sistema de Colocação de Professores tem de mudar e temos de adotar um sistema misto entre o atual e outro que privilegie a qualidade das contratações.
3.     Realização de um exercício sério de Benchmarking com outros sistemas internacionais de Educação, procedido de um Plano de Ação em que se privilegiaria as melhores práticas de cada um e as conseguíssemos adotar.
4.     Programas Internacionais para os professores obrigatórios. À semelhança do que acontece com os Professores Universitários, todos os professores das Escolas deveriam ter experiências internacionais: num sistema melhor ou pior, em sistemas altamente desenvolvidos e noutros quase inexistentes.

Este problema não é de hoje...

..eu sei...mas hoje sou mãe e preocupa-me cada vez mais a falta de autonomia e criatividade das crianças...

...quando andei na Escola...já era assim.…, a Professora que mais me marcou, tida como a mais rígida, foi aquela que me conseguiu transmitir gosto e compreensão pela leitura...as suas aulas não eram tradicionais, todos os dias éramos desafiados e tenho a certeza que a maioria dos alunos que passaram por esta professora, além de não a terem esquecido, são leitores ávidos, gostam de conhecer, de observar e tentar compreender tudo o que os rodeia.

Era isto que eu gostava que acontecesse por norma, nas nossas Escolas...e não por exceção.





terça-feira, 10 de abril de 2018

Dia dos Irmãos

O que mais desejo é que as minhas crias e sobrinhos tenham o mesmo que eu: sempre lá alguém!

Para já, acho que já estamos a conseguir que se adorem todos, os irmãos e os primos como irmãos.

Estas imagens dizem tudo!

 M-9 anos; V-12 anos; MR- 9 anos
As minhas crias