terça-feira, 17 de abril de 2018

Não se ama alguém que não ouve a mesma canção

...já dizia Rui Veloso...

...e deve ser bem verdade..

...eu e ele temos gostos diferentes de música, ele mais alternativa, e eu mais comercial...

...mas temos ali uma intersecção em que adoramos os mesmos grupos e géneros.

Ele mais erudito que eu...vai-me mostrando coisas novas.

Foi o que aconteceu hoje, enviou-me uma mensagem a avisar que os Manic Street Preachers, que gostamos os dois, têm album novo...e lá passei o dia a conhecer...para já gosto e esta já me cativou bastante.

Distant Colours
Album: Resistance is futile





#108 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece


Sou mesmo do Signo de Fogo...da praia, do Verão, do Calor, do Sol...é sem dúvida o meu elemento...

...hoje...e porque em terras Alentejanas está sol e calor...lembrei-me logo desta música dos The Beatles!

...hoje...estou com uma disposição diferente e tudo devido ao Calor, ao Sol!!!!!!!

HERE COME THE SUN



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Fui a um casamento...

...e há anos que não assistia a nenhum!

Temos aquela fase em que todos os fins de semana temos um casamento e depois é batizados e depois começa a abrandar...isto é proporcional à idade que vamos tendo.

Mas este fim de semana fui participar num Casamento de uma amiga a quem chamo "filha adotiva"...já falei delas por aqui.

E foi tudo perfeito, mesmo...houve alegria, felicidade, divertimento, qualidade, elegância...mesmo à altura dos noivos!

Poderia vir contar tudo o que aconteceu, mas não...este dia fica para os noivos, mais tarde recordarem!

O que aqui venho fazer é falar do mimo que lhes oferecemos!
A relação que tenho com a noiva, pedia alguma coisa de especial, personalizada, empenhada...

...e para isso, nada melhor que pedir a uma artista que gostamos para nos ajudar...

...falo da Isabel Rocha Leite...podem visitar as páginas dela, aqui e aqui.

Há anos que esta artista tem vindo a retratar a N. vida...sempre com este toque divertido e alegre: quando nos tornámos 4, quando as amigas e a irmã fizeram os 40, quando uma foi embora, quando outra chegou...não sei já...mas neste circulo habitam bastantes telas da Isabel Rocha Leite.

Por agora e porque eu queria mesmo oferecer algo especial aos noivos, porque para mim são especiais...eis a visão da artista deste casal super alegre, simpático, descontraído e com um carinho enorme pela Maria e o Manel (os cães)!


Ilustração sobre papel kraft,50x70cm técnica mista “Felicidades aos noivos”


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Uma salva de palmas à Mango




Hoje quando abri o mail, encontrei esta campanha da Mango.

Ao principio estranha-se, onde estão as mulheres magras sem celulite?

Mas depois, AMEI!

É isto senhores, é isto...

Lembrei-me logo da banda sonora do filme "The Greatest Showman" ....um filme, musical que fala da diferença.



Atenção, que não estou a referir-me a atrações de circo, mas o Mundo é tão grande e tão diverso, que temos cada vez mais de aceitar as diferenças e haver espaço para todo o tipo de pessoas...neste caso, magras e gordas...e mais campanhas como estas...(não fosse os folhos, acho que este biquini me ficaria a matar!).




quinta-feira, 12 de abril de 2018

Desabafo sobre o Sistema de Educação

A Educação em Portugal está toda ao contrário.

Cada vez que termina um período escolar e vou à Reuniões, reforço ainda mais esta convicção.

E a culpa não é só do pouco investimento que os sucessivos governos fazem na Educação, embora este leve a maior parte da culpa.

Temos um modelo de Educação que não privilegia a autonomia, nem a criatividade. A escola não tem desafios, a não ser aqueles relacionados com a integração social. Não há desafios para o conhecimento.

Os professores estão cansados, não estão motivados, não têm paixão pelo que fazem (atenção há, felizmente, muitas exceções), não têm meios, nem sistema que os desafie a fazer melhor e diferente. Até aqui, uma ode aos professores, que têm de ser especialistas a fazer “omeletes sem ovos”. 

Os alunos, as nossas crianças sentem isto. 
E para eles, a Escola é cada vez menos interessante. Nota-se quando há alguma coisa de diferente...o entusiasmo deles...basta ser diferente, saírem da rotina...

Os Pais, cada vez mais, estão agarrados aos rankings das Escolas, à competição da sua cria com os outros, às boas notas, e menos preocupados em os desafiarem, e motivarem para a criatividade e para o conhecimento. 

Não é fácil, eu sei...

...E sei que não bastará apenas mais investimento.  

Como sou pessoa de Gestão, tenho tendência para apontar algumas estratégias, que sem ter conhecimento de toda a causa, me parece que fossem úteis:

1.     Investimento, Investimento, Investimento na Educação;
2.     Sistema de Colocação de Professores tem de mudar e temos de adotar um sistema misto entre o atual e outro que privilegie a qualidade das contratações.
3.     Realização de um exercício sério de Benchmarking com outros sistemas internacionais de Educação, procedido de um Plano de Ação em que se privilegiaria as melhores práticas de cada um e as conseguíssemos adotar.
4.     Programas Internacionais para os professores obrigatórios. À semelhança do que acontece com os Professores Universitários, todos os professores das Escolas deveriam ter experiências internacionais: num sistema melhor ou pior, em sistemas altamente desenvolvidos e noutros quase inexistentes.

Este problema não é de hoje...

..eu sei...mas hoje sou mãe e preocupa-me cada vez mais a falta de autonomia e criatividade das crianças...

...quando andei na Escola...já era assim.…, a Professora que mais me marcou, tida como a mais rígida, foi aquela que me conseguiu transmitir gosto e compreensão pela leitura...as suas aulas não eram tradicionais, todos os dias éramos desafiados e tenho a certeza que a maioria dos alunos que passaram por esta professora, além de não a terem esquecido, são leitores ávidos, gostam de conhecer, de observar e tentar compreender tudo o que os rodeia.

Era isto que eu gostava que acontecesse por norma, nas nossas Escolas...e não por exceção.





terça-feira, 10 de abril de 2018

Dia dos Irmãos

O que mais desejo é que as minhas crias e sobrinhos tenham o mesmo que eu: sempre lá alguém!

Para já, acho que já estamos a conseguir que se adorem todos, os irmãos e os primos como irmãos.

Estas imagens dizem tudo!

 M-9 anos; V-12 anos; MR- 9 anos
As minhas crias

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Expo 98 foi há 20 anos!

Há 20 anos, eu estava a iniciar a minha maior aventura em termos de emprego/ trabalho!

Eu juntamente com mais 5 pessoas geríamos 3 Kiosks e 1 mega loja do Gil.

Foi tão marcante este dia e estes meses...que quase me lembro de tudo...

...como no primeiro dia e próprio de uma gestão americana, fomos todos colocados à prova e muitos foram despedidos logo no primeiro dia da Expo 98.

...como tão novos, tivemos de saber lidar com a novidade, equipas de cerca de 60 vendedores, stress e  horas e horas de trabalho seguido.

...como não comíamos, como não dormíamos, como tínhamos de estar sempre atentos a tudo...

...lembro-me que era um cansaço tão bom!!!! Foi tão desafiante e foi uma aprendizagem para a vida...

...gerir recursos é fácil, pessoas é que se torna um verdadeiro desafio!

Foi aqui que fiz amizade para a vida com a minha chefe Ana Fernandes. Vivemos estes tempos intensamente...sempre em equipa...e este facto...ajudou-nos a ter sucesso até ao fim.

Até ao fim, porque fomos nós que tristemente, ficámos a "fechar" a Expo 98...inventários, arrumações...e fecho de portas...até deste momento me lembro.

Vi muita coisa da exposição e adorei tudo...foi realmente das melhores Expo...

...se não fosse a última noite em que a organização decidiu abrir as portas e se instalou algum caos...

O que fica é a experiência, a "bagagem", a capacidade que me deu para a resolução rápida de problemas, a capacidade para lidar com pessoas tão diferentes, e claro, esta amizade, que será para sempre! e ainda...todas a dedicatórias amorosas, "captain, my captain!" (como alguém me chamava), que guardo no passaporte azul da Expo 98.







domingo, 8 de abril de 2018

"Em caso de festa, como tudo!"

Mais uma vez ontem, ralhámos por causa dos doces...

...a minha cria mais nova depois disso, viu-se ao espelho e achou que estava mais gordinha...

...vai daí...empreendeu o seguinte plano....

M- 9 anos

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Ameaça: velhice

"Ó filho, a sério, mas achas a mãe velha?"

"Não, mãe, mas vais ficar, vais ver!"

(Memoria do facebook, hà 8 anos - MT- 4 anos)


La casa de papel

Já por aqui assumi que amo séries...

...sou uma resistente à "Anatomia de Grey" e todas as semanas tenho de visionar pelo menos um episódio da "The Big Ben Theory"...estas têm-me acompanhado no meio daquelas que vão aparecendo e que se tornam quase em vício...lembro-me, ainda sem filhos, que durante um fim de semana visionámos uma temporada inteira do "24"...

...o vício desta temporada é a série espanhola "La casa de papel"....grande série!!! Recomendo vivamente...por tudo e ainda pela banda sonora...não me saí da cabeça!

O genérico é genial, a "psicologia" de cada personagem é intrigante, a trama da história mete violência, amizade, amor, cinismo, empatia e acima de tudo inteligência...um assalto à casa da moeda espanhola.