quarta-feira, 21 de março de 2018

Porque é dia internacional da poesia...

...e este poema de Álvaro Campos (Fernando Pessoa) consegue expressar o que muitas vezes sinto...

...cansaço de tudo e de nada!!!!

...do Mundo e das pessoas...e de tudo e de nada...

O que há em mim é sobretudo cansaço —

O que há em mim é sobretudo cansaço — 
Não disto nem daquilo, 
Nem sequer de tudo ou de nada: 
Cansaço assim mesmo, ele mesmo, 
Cansaço.
A subtileza das sensações inúteis, 
As paixões violentas por coisa nenhuma, 
Os amores intensos por o suposto em alguém, 
Essas coisas todas — 
Essas e o que falta nelas eternamente —; 
Tudo isso faz um cansaço, 
Este cansaço, 
Cansaço.
Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada —
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...
E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço,
Íssimo, íssimo, íssimo,
Cansaço...

segunda-feira, 19 de março de 2018

Igualdade de Género em Portugal...só nos nomes atribuídos às tempestades

Contava-me o meu marido de casos de pessoas conhecidas, mulheres, com posições de chefias nas Empresas e que decidiram ser mães...e dedicar o (pouco) tempo legal que tiveram para amamentar e estar os primeiros meses com os filhos...

...quando voltaram, tinham sido despromovidas!

Quando falo com colegas, mulheres, com carreiras de sucesso e com filhos e até com maridos que "ajudam"...chegamos sempre à mesma conclusão: somos nós que temos de gerir o dia-a-dia dos filhos, o que vai ser o jantar (mesmo que eles o façam), o que vamos fazer nas férias das crias?, acabou-se a manteiga e é preciso ir comprar...etc...etc...etc.

Sei que, no meio da cultura Portuguesa, posso ser considerada uma sortuda... nunca ninguém me descriminou por ser Mulher, um homem confiou em mim, e colocou-me no lugar de chefia onde me encontro, tive o tempo todo para me habituar à maternidade (5 Meses + 1 ano com horário reduzido X 2 crias)...tenho um marido que, pelo menos tenta, partilhar as tarefas...

O meu marido, homem, contava-me esses casos...chocado!

Igualdade de género em Portugal?

Apenas no nome das tempestades...ora reparem...já tivemos a Ema, logo a seguir, o Felix e depois a Gisele...e agora anda por aí, o Hugo...se houver mais alguma...aposto que terá o nome de uma Mulher.




Uma carta ao Pai dos meus filhos...inspirada pelo meu Pai


Era tão pouco provável o nosso encontro.

Eu de Carcavelos, tu de Évora.  Ambos já com vidas a organizar-se.

Quis o Destino que nos tenhamos encontrado em Borba e que uma viagem à Alemanha nos tenha aproximado.

O que se iniciou com uma amizade, depressa se tornou paixão!

Foi tudo tão rápido!!! Depressa casámos!

Depressa tivemos a primeira cria e logo a segunda!

Quis assim o Destino!

Que fosses o Pai dos meus filhos! Quando nada o faria prever...

 Quis o Destino que os meus filhos tenham um Pai tão presente, tão educador, tão amigo, tão Pai deles...

Acredito que não há Pais perfeitos (nem mães), mas na tua imperfeição, consegues que te amem, admirem e respeitem.

O meu Pai já cá não está para o testemunhar, mas hoje, tendo a acreditar muito no que ele acreditava: no Destino!!!!!

Que belo Destino têm os meus filhos!





domingo, 18 de março de 2018

Saudades de fotos em papel?

Eu tenho...

...tenho saudades daquela sensação de expectativa, quando íamos revelar um rolo de fotos...era toda uma surpresa...

...mas também amo, poder tirar fotos em qualquer momento e ver...a foto sempre ali, disponível nos nossos dispositivos.

Tenho guardadas milhares de fotos digitais, que me levaria anos e anos de arrumação. Alguns discos já se danificaram e lá se foram algumas recordações.

E ontem, à procura de uma foto...empreendi um novo projeto:

De vez em quando faço uma visualização das fotos digitais e escolho uma dúzia que ache que vale a pena imprimir. Aos poucos, vou tendo, em papel, todos os anos, momentos, pessoas para recordar.

Quando me reformar, talvez coloque tudo cronologicamente e em álbuns...

Para já...já tenho umas quantas!!!!





sábado, 17 de março de 2018

A formiga já tem catarro...

Responde ele, do alto dos seus 11 anos, à irmão, com 9:

"Maria, eu podia tentar explicar-te, mas ainda és muito nova para perceberes."



MT-11 anos

sexta-feira, 16 de março de 2018

#107 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Faço Pilates e Treino Funcional num Estúdio Newmove.
A diferença para um Ginásio é a personalização e não estar numa aula com mais 20 pessoas.

Ainda para mais, os treinadores são bem dispostos e consegue-se ter ali um ambiente de amigos!!!

Além disto tudo, as aulas de Pilates acabam com algum relaxamento e aí tenho conhecido pérolas musicais.
Amo esta e consigo, naqueles poucos minutos, estar somente a disfrutá-la!!! Tão bom!!!



GuruGanesha Band - A Thousand Suns - Introducing Paloma Devi

quarta-feira, 14 de março de 2018

Adeus Stephen Hawking

Não sou dada à física, mas penso que é difícil não conhecer  Stephen Hawking, um dos maiores cientistas da nossa época e equiparado, muitas vezes, a Einstein...

...eu conhecia-o, e admirava-o, é mesmo um exemplo de coragem e de superação, penso que é dos poucos casos em que alguém vive mais de 50 anos com esclerose lateral amiotrófica.

Os discursos dele eram brilhantes e procurem na internet alguns, porque ele gostava que todos os comuns mortais, percebessem o que dizia.

Quando vi o filme que retrata a sua vida e tem o nome da sua Teoria: "A Teoria do Tudo", ainda fiquei mais impressionada com este cientista, o qual tivemos a honra de ser da nossa época.

Um dia "participou" num episódio da minha série cómica preferida "The Big Ben Theory"... e nesta série, ele é o herói das personagens.


Adeus, Stephen Hawking, ao contrário da tua teoria...nada do que fizeste se vai perder, e haverá sempre um rasto de ti neste Mundo!


segunda-feira, 12 de março de 2018

Os rapazes não brincam...

...é aflitivo, passam tardes inteiras metidos nos quartos, com headphones na cabeça a falar com outros amigos e a jogar...e ainda dizem "mãe, o X pode vir cá passar a tarde, para brincarmos?"

Elas brincam mais, e gostam que os irmãos e amigos brinquem com elas...é às escolas, às mães e pais com os bonecos, às cozinhas...

...ontem com dois e mais duas cá em casa, às tantas, as meninas queriam a atenção dos rapazes e fizeram de tudo, para que eles fossem brincar com elas...sem sucesso!

M- 9 anos; L- 9 anos

Só depois de o meu filho ouvir a irmã a queixar-se à amiga que tinha um irmão, mas que ele não brincava com ela, é que largou as consolas e veio brincar com a irmã.
Já o amigo, tive que o despejar do quarto e obrigar a ir para a sala brincar com os outros.


E não é que adoraram a brincadeira? Os quatro, a jogar ao Twister divertidissimos!

Agora, já sei: próxima tardada de amigos e ponho os jogos todos de tabuleiro e outros à vista!!!!!




domingo, 11 de março de 2018

Saudades

Quando as saudades apertam, desabafamos de qualquer forma...

Tão boa, esta minha cria!!!!!


M- 9 anos


sábado, 10 de março de 2018

O que faço a esta cria?

"Mãe, hoje já podemos dormir contigo?"

"Não filha, eu ontem meti-vos de castigo"

"Ó mãe, mas isso foi ontem!"

"Sim, mas continuam com o castigo de ontem!"

"Ó mãe, vá lá...não te prendas ao passado...isso já lá vai...concentra-te no presente e no futuro!"

"????!!!!!!????!!!"



(Nota: dormiram comigo!)