sábado, 18 de novembro de 2017

#7_Uma especie de conto...

Tinha 18 anos e não sabia o que escolher...estava na altura de ir para Universidade. Gostava de História e de Ciências.
Duas áreas tão diferentes...
Um dia, à noite numa saída com os amigos...fez-se luz!
Foi para casa, pesquisou na internet uma Cidade que formasse o triângulo de tudo o que gostava: Mar, Ciência e História.
Encontrou Valência, virada para o Mediterrâneo, com história e com uma Cidade e virada para o futuro!
Falou com os pais, agarrou nalgumas poupanças que tinha e foi para estar cerca de 8 dia em Valência...a visitar, a perceber...o que realmente queria fazer o resto da sua vida.

Visitou tudo o que havia para visitar:
A Cidade Velha, cheia de História, cheia de apontamentos árabes e romanos...A Catedral, o Mercado, o Museu da Cerâmica e todas aquelas ruas carregadas daquele tempo antes de Cristo. Foi saber como eram feitas as trocas comerciais Árabes e porque é que alguns monumentos tinham algum estilo gótico...

Andou alguns dias a ver o Planetário, o Museu da Ciência, o Oceanário  a deambular naquela Cidade futurista desenhada por Santiago Calatrava. Aquela era a também uma obra de Ciência. 
A Cidade das Artes e Ciências foi construída em cima do Rio Túria, que estava sempre inundado. Só a Ciência permitia uma engenharia destas.

Num destes dias, foi almoçar calmamente à Marina de Valência. Estava na Esplanada a observar os barcos, os cruzeiros, as crianças a fazer vela...

...mais uma vez se fez luz!!!

Naquele momento, ia viver o presente.

Foi inscrever-se como empregado num Cruzeiro.

Andou mais de um ano em Cruzeiros.
Lembra-se do primeiro e até do segundo...mas já não consegue precisar os restantes.
No seu primeiro saiu de Valência e fez um circuito em espécie de triângulo:   Marselha, Génova, Roma, Palermo, Cagliari, Palma e voltou a Valência.

No segundo, decidiu inscrever-se para ir mais a  Sul e em recta linha: partiu, mais uma vez de Valência, Gibraltar, Tenerife, Salvador, Santos e voltou novamente a Valência.

E assim andou um ano...sempre em recta, aos quadrados e aos triângulos, em cruzeiros.

Quando voltou, tinha muita a certeza do que queria seguir: Biologia Molecular.

Hoje estava ali, a receber o seu Prémio Nobel de Medicina, pela sua descoberta revolucionária.
Não esqueceu a História, daqueles tempos antes de Cristo e até após. Estudar e visitar História era o seu melhor passatempo.

Mas escolheu fazer parte da História do seu tempo.




quarta-feira, 15 de novembro de 2017

#6_Uma especie de conto...

Foi de visita a casa de uma amiga que não via há mais de 30 anos.

A casa era lindíssima, a amiga super bem disposta e passados 30 anos, conversaram como duas miúdas, a relembrar os tempos da juventude.

Teve de ir embora. Não parava de pensar porque raio é que a amiga tinha uma parede cheia de molduras vazias...

...havia pela casa imensas molduras com fotos, mas aquela parede cheia de molduras vazias intrigava-a.

Talvez fosse alguma tendência de decoração que desconhecia!

Passados alguns meses, voltou a casa da amiga e mais uma vez...aqueles momentos foram mesmo agradáveis.

Às tantas e porque não conseguia deixar de olhar para a parede cheia de molduras vazias, não se conteve e perguntou porquê.

“Aquela parede, era a parede da nossa vida a dois, estava cheia de fotos nas molduras dos nossos momentos...contava a nossa história. 
Um dia, começou a instalar-se o vazio entre nós e quando já não aguentei mais, esvaziei as molduras (já não suportava olhar para as fotos de algo que já não existia).
Quando ele entrou em casa e olhou para a parede...percebeu...fez as malas e foi-se embora!”




segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Não resisto...

Chegou aquela altura do ano em que as lojas estão cheias de coisas giras para o Natal...

...chegou aquela altura do ano, em que não resisto, entrar numa loja e não trazer nada...

...se pudesse, acho que a minha casa, nesta época se tornaria um verdadeiro Bazar de Natal...há sempre mais uma coisa linda, amorosa, que ficava tão bem ali...

...enfim...por agora, já comprei estes dois pormenores baratíssimos e pela minha maison já existe um apontamento Natalício...


domingo, 12 de novembro de 2017

Óculos, quê??????

"Mãe, e depois entrou o pai com os seus óculos "Ribeiran"..."

MT - 11 anos

#96 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Andava a ouvir esta musica da PINK na rádio, no carro e parecia-me que seria um musica de amor...o que é feito de nós os dois? qualquer coisa assim...

...hoje, como me encontro presa ao computador, ouvi a musica e atentei na sua letra..."What about us"...parece-me ser um apelo a todos aqueles que nos governam, a todos aqueles que andam a ditar o estado das coisas...a toda a Humanidade que parece que já não conhece o que é AMOR e CONFIANÇA!
O que é feito de nós???????

Tão boa a música e a sua mensagem...

"...We are problems that want to be solved
We are children that need to be loved
We were willin', we came when you called
But man, you fooled us, enough is enough, oh...

...Oh, what about us?
What about all the plans that ended in disaster?
What about love? What about trust?
What about us?"


sábado, 11 de novembro de 2017

Como o separatismo nos pode aproximar...

Na Quarta-feira, fui de avião até Valência.

No embarque, uma senhora espanhola, sentou-se ao lado de um senhor português...ambos iam do meu lado esquerdo depois do corredor...pelo que conseguia ouvir e ver tudo.

Ele já estava sentado quando ela entrou e logo nos apercebemos que era barulhenta, falava com toda a gente, cumprimentou-nos, tirou o casaco, voltou a vesti-lo, colocou a mala no compartimento e voltou a tirar...e o senhor que se tinha levantado para ela conseguir ir para o lugar dela, ria e falava com ela.

Eu, normalmente, gosto de relaxar e dormir e gosto de adormecer a ouvir uma conversa. Foi o que estes dois fizeram...

...não sei exatamente como começaram, mas ainda ouvi a parte em que ele pedia a sua opinião sobre a situação da Catalunha e ela falou, falou, e ele também...não sei o que conversaram durante cerca de uma hora.

Quando acordei, estávamos quase a aterrar e ouvi a senhora "Su nombre?" , ele lá disse e apertaram as mãos.

Quando estávamos a aguardar que as portas abrissem, estavam a trocar números de telefone e ele dizia..."mas a melhor altura para nos ir visitar é em Maio, mas depois combinamos."

A senhora tinha os pais à espera dela e quando passei por eles, ela estava a apresentar o senhor do avião aos pais.

Eu segui o meu caminho...e deixei-me de "cusquices"!!!!!







terça-feira, 7 de novembro de 2017

#5_Uma especie de conto...

Estava a tentar “meter o Rossio na Rua da Betesga”...
...até lhe faltava o ar de pensar em tal empreendimento!!!

Ia a guiar e a cabeça não parava de arranjar estratégias...no meio ia-se lembrando de conversas que tinha tido e ouvido...
”faz-se tudo à pressa”
“cumprimos calendários”
”já não tenho paixão pelo que faço”
“sinto que ando sempre a correr”...
”temos de encontrar o nosso IKIGAI ( a nossa paixão, o nosso motivo para viver)”

E continuava a guiar, a sentir ansiedade...como conseguiria...”meter o Rossio na Rua da Betesga”????

Ia numa Estrada Nacional e olhou para o lado esquerdo e viu um pastor calmamente com as suas ovelhas, mais à frente, viu no horizonte um castelo na sua calmaria de histórico, de “reformado”...onde há tempos já tinha havido muita vida e agora tudo era calma.

Mais à frente, havia uma aldeia.

Parou, deu meia volta e foi calmamente até Lisboa.
Estacionou e foi até à Praça da Figueira.

Estava Sol e a Praça cheia de vida...

Meteu pela mais pequena Rua de Lisboa – a Rua da Betesga... e foi para o Rossio...

...Decidiu deixá-lo quieto, como estava, cheio de vida e sol...

...fartou-se de rir sozinha e acabou por definir as suas prioridades e desistir de tal empreendimento!!!

Relaxou, pediu um copo de vinho tinto e ficou por ali a disfrutar do sol e da vida do Rossio!




Padra????

"Mãe, o que há além de padre?"

"Não estou a perceber, filho!"

"Padra?"

MT - aos 7 anos


domingo, 5 de novembro de 2017

Fui ao sótão...



MT - Quase 3 anos...há mais de 8 anos!!!!!


sábado, 4 de novembro de 2017

Quando te sentires "esmagado"...vai fazer desporto!

Ontem, depois de um dia super produtivo, em que sentes que estás a fazer o teu melhor profissionalmente, em que te empenhas para resolver tudo à tua volta...recebo um mail cujo conteúdo foi cruel!!!!

Saiu do trabalho, faço 50 quilómetros esmagada, a duvidar se realmente estava a fazer as coisas bem, ou se simplesmente deparei-me mais uma vez com a parvoíce humana, a mesquinhez (e depois ainda nos admiramos que haja guerras!!!). Se na nossa micro importância e micro valor nos tratamos assim...

Entro no ginásio, porque tinha mesmo de ser...

Faço um treino de cerca de uma hora, motivada sempre pelo meu treinador que insiste em "me fazer um homem!"...Jorge Gois do Newmove!!!

Saiu cansada, toda suada, mas leve...o sentimento de "esmagamento" passou, e hoje quero lá eu saber do mail que recebi e dos micros "problemazinhos" que essa pessoa tem na cabeça!!!!!


Imagem retirada da internet