sexta-feira, 8 de setembro de 2017

#Viagens_18 #Marrocos #Palacio Bahia - Marraquexe - Marrocos

O Palácio Bahia, construído no Século 19, fica no Bairro Judeu e tem estilo marroquino.




Não é um palácio imponente, mas a visita vale muito a pena, pela sua dimensão, janelas, quartos, portas, cantos e recantos.



















Tem uma história incrível, por ter sido a residência de um Vzir (conselheiro ou ministro do Rei), das suas 4 mulheres oficiais, 24 concubinas e os filhos de umas e outras...

...imaginem...a quantidade e a confusão... as concubinas não podiam sair do Palácio, tinham de partilhar o quarto, enquanto que as mulheres oficiais tinham luxuosos quartos e aposentos.

O palácio tem imensas histórias...parece que quando este Vzir morreu, os escravos, as mulheres, as concubinas saquearam tudo, tendo o Palácio ficado completamente vazio. Dentro do Palácio, há ainda uma mesquita.






quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Amesterdão pela lente dele

A walk in Amesterdam by Nelson Cristo...

...basta clicar aqui...rawphoto

Fonte: Nelson Cristo - Rawphoto.pt

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

#Viagens_18 #Marrocos #Comer em Marraquexe - Marrocos

Nos dias em que estivemos em Marraquexe, comemos sempre em Restaurantes, mas só vou falar daqueles que por uma razão ou outra, vale a pena lá ir.

Na noite em que chegámos, optámos por jantar naquele que penso ser o mais central na Praça Jemaa El Fna, ARGANA RESTAURANT GLACIER.
O Restaurante tem uma carga algo negativa, devido ao atentado terrorista em 2011, que fez vários feridos e mortos. O café foi todo reconstruído e agora à entrada temos de passar por um detetor e por seguranças...acho bem!
Tem uma vista fabulosa da Praça e a comida é agradável.
Comemos um conjunto de saladas marroquinas (todas deliciosas e ingredientes pouco habituais), tajine de frango (tipico prato do Norte de África, que consiste numa espécie de estufado), e para as crias, uma espécie de espetada de frango, com sabor a especiarias.
Não servem alcool, pelo que estes petiscos têm de ser acompanhados de água!
Não aceitam cartões para pagamento, e não achámos caro!





Uns amigos aconselharam-nos o NOMAD e para nós foi mesmo o melhor Restaurante Marroquino a que fomos.
Convém fazer reserva. O Restaurante é num terraço, e janta-se à luz da vela.
A comida é excelente. Eu comi mais uma vez uma salada marroquina deliciosa e as crias uma espécie de panados de frango, também muito bem confeccionados.
Além da comida excelente, este Restaurante vale muito a pena porque o terraço é tão alto que conseguimos ouvir e desfrutar claramente o último chamamento do dia para a Oração pública, entre mesquitas...uma experiência incrível.
O restaurante aceita cartões, mas não vende álcool, pelo que foi mais um petisco a água!



Ainda fomos a um espectáculo / jantar das mil e uma noites, reservado e comprado no Hotel. 
Vale apenas pelo espectáculo e ambiente e é mesmo programa para turista.
Enquanto jantámos, ouvimos música marroquina, as dançarinas da dança do ventre andam à nossa volta, é possível ver todos os instrumentos musicais utilizados e depois do jantar há um espectáculo com cavalos, tiros, dançarinas e a mostra de algumas tradições.
A comida é má, o borrego nem o conseguimos cheirar e a tajine de frango sem sabor nenhum. 
Aqui vende-se alcool, mas dada a qualidade da comida...nem apetece!!!







Já um pouco fartos de comida marroquina, um dia o nosso motor de busca, aconselhou-nos um Restaurante Italiano na Cidade Nova. Que conselho!!!!
O Restaurante é o CASANOVA. É de um Italiano que está a pensar em abrir outro Restaurante no Algarve.
Massas incríveis, acompanhadas de vinho Italiano. Sobremesas deliciosas e serviço excelente.
Foi o nosso último jantar em Marraquexe, e acabou da melhor forma!!!!



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Arrisca e Petisca em Alcácer do Sal

No Sábado fomos à praia em Tróia...e o programa era: depois da praia, apanharmos o barco para Setúbal e ir comer um peixinho à noite....


Na ida e já em Alcácer do Sal, e coincidindo com a hora de almoço, e já com quase uma hora de viagem...decidimos parar para comer qualquer coisa...na Sociedade Recreativa, uns senhores sugeriram este Restaurante de petiscos...e lá fomos!

Que surpresa! Comprámos uns camarões do rio, levámos para o restaurante, onde acompanhámos com uma imperial bem fresca. Pedimos ainda, pica pau para as crias e choco frito para nós...tanto uma coisa como a outra estavam excelentes...mesmo gulosas. Terminámos com uma mousse de alfarroba com gelado de limão. O serviço e simpatia excelentes e o preço bem agradável!!!!

Rumo à praia, começamos a pensar que seria bem agradável voltar outra vez por Alcácer e jantar no mesmo sitio, na esplanada...e assim, marcámos mesa e voltámos ao Restaurante ARRISCA E PETISCA para jantar....outra vez pica pau para as crias, o choco maravilhoso e uns camarões fritos muito bem cozinhadas...outra vez a mesma simpatia no serviço e no preço!

Ficámos na esplanada e não demos conta de mosquitos...embora nos tenham avisado. Uma vez que gostamos da volta "Évora- Comporta/ Troia"...sempre que não nos apetecer apanhar o barco para comer em Setúbal, iremos com certeza fazer paragem no Arrisca e Petisca...ficámos fãs e agora brevemente queremos ir provar o arroz de lingueirão, que já pesquisamos e tem fama!!!!!





sexta-feira, 1 de setembro de 2017

#Viagens_18 #Marrocos #Marraquexe - Jardim Majorelle

Para quem gosta das coleções do Yves Saint Laurent, uma visita ao Jardim Majorelle em Marraquexe é obrigatória...não para ver moda, mas porque este Jardim está ligado à sua história.

O Jardim Majorelle foi criado pelo pintor com o mesmo nome, que era apaixonado por botânica e construiu um Jardim à volta do edifício, pintado de azul, que ele criou: o azul majorelle. É lindíssimo, cheio de cor, fontes, lagos, vasos em cerâmica, muitas espécies de plantas e árvores.





Em 1980, Yves Saint Laurent e o seu companheiro Pierre Bergé, decidem salvar este “oásis” que estava para ser um complexo hoteleiro, e compram o mesmo, tendo ambos habitado na casa azul majorelle. A ligação a este Jardim era tanto, que YSL, referia muitas vezes que era a sua inspiração para a criação de coleções. Quando morreu em 2008, as suas cinzas foram espalhadas num local do Jardim, onde existe também um memorial à sua pessoa.

É um passeio super agradável e bonito de se fazer...há sempre fila para se entrar, mas as crianças têm prioridade, pelo que saltámos essa parte.



Um fotografo que ame a cor, poderia estar bem um dia inteiro neste Jardim, que matéria prima não lhe faltaria!!! 
Tal é a cor, a diversidade de plantas, o fresco das fontes e lago, de nenúfares a catos penso que tem de tudo. Tem ainda um lago com peixes muito interessantes ...achámos mesmo exóticos. Como não sou fotografa, apenas tirei algumas fotos para memória, esperando brevemente ter a reportagem de qualidade do meu marido, que irei mostrar por aqui!





Neste Jardim, ainda é possível beber um chá de menta num “café” super agradável e visitar o Museu de Arte Berbere e uma pequena exposição sobre quadros de colagens que YSL fazia para oferecer a amigos.




Ao lado do Jardim, e prevista a sua abertura para Outubro 2017, está instalado o Museu Yves Saint Laurent.





quinta-feira, 31 de agosto de 2017

#Viagens_18 #Marrocos #Marraquexe- Praça Jemaa el Fna e Souks

A Praça Jemaa el Fna é definitivamente a maior atração turística da Cidade de Marraquexe...

...quando se entra na Praça, durante o dia, não se tem noção da vida que esta vai ganhar à noite.



É uma Praça enorme, de onde se avista a maior Mesquita de Marraquexe - a Koutoubia. Quem não é Muçulmano, não pode entrar nas mesquitas. E apenas os homens muçulmanos podem entrar.

A Praça Jemaa el Fna, é uma autêntica mostra de toda a cultura deste país:
...há restaurantes marroquinos...
...há inúmeras barracas/ restaurantes, como estavámos com as crianças, não arriscámos comer nestas "feiras gastronómicas", mas digo-vos que vontade não faltou, tal era o aspecto da comida. Prometemos a um "angariador" (também há aos montes a angariar clientes para os Restaurantes), que no próximo dia iríamos comer ao seu, que era a barraca número tal...e fez logo uma festa porque os "amigos do Luis Figo" iam lá comer.
Por estas bandas, associam logo o Português ao Luis Figo e às vezes ao Ronaldo!!!!!!...
...há barracas com fruta deliciosa e onde fazem à nossa frente e na hora, sumos espetaculares!!!!
Tão bons!!!...



...e depois, a vida na praça, é dada pela ocupação de cada metro quadrado de artistas, músicos, jogos, mulheres berberes a fazerem tatuagens, dançarinos, encantadores de serpentes, leitores de mãos, e mais um cem número de animações/ invenções que nem dá para perceber...as pessoas juntam-se em circulo a apreciar estes "momentos" e caso tirem uma foto...há que pagar...

...o engraçado nesta Praça é viver a mesma!
Sempre agarrada às duas crias e com mochilas para a frente, nunca sentimos insegurança e conseguimos andar a viver esta "vida"!
Vimos os encantadores de serpentes e aqui um senhor que queria fazer yoga com as serpentes (?!), fomos os 4 tatuados por mulheres berberes e ainda tivemos um pouco à conversa com elas, bebemos sumos, assistimos a mini espectáculos de música marroquina, a danças e subimos aos terraços dos Restaurantes para ver as vistas e refrescar!







Foi num desses terraços, que tivemos (nós e imensas pessoas), a apreciar o Pôr do Sol na Praça!!! Tão Lindo!!!




Foi da Praça que também partimos à descoberta dos Souks, que são ruas "labirínticas", onde existe muito, mas mesmo muito comércio tradicional e do outro (camisolas de clubes de futebol, malas de "marca", etc).
Fomos avisados que seria melhor ir com um guia para não nos perdermos e para não nos chatearem para comprar...não foi preciso, um GPS e o povo estar diferente chegaram. Ou seja, sente-se que são insistentes, mas não achei nada de especial. (Na Turquia, achei bem pior...até nos perseguem!).

Sapatos marroquinos, peles, especiarias, remédios, frutos secos, bijutaria...poderia ser uma perdição...mas não!
Não sei, se pelo facto de saber que depois não me largavam até comprar, no geral, nada me interessou...a não ser os produtos naturais!




Andar pelos Souks permite descobrir cantos, recantos, pracinhas e tivemos experiências muito agradáveis.
Numa "farmácia", a simpatia do dono, que deixou as crias tocar e experimentar de tudo, levou-nos a trazer alguns chás!
Noutra, ficámos a saber como se faz a extração manual do óleo de Argan, conhecido como o Ouro de Marrocos, um óleo vegetal que é muito bom para a hidratação do cabelo (claro que comprei!).
Numa casa de especiarias, o rapaz que nos atendeu também foi bastante pedagógico para as crias e ainda sugeriu trocar a minha filha por 200 Ferraris!!! (outros tempos, em que a gracinha era trocas por Camelos!)!!!!! Conseguimos não comprar nada e ainda trazer um utensílio de barro para pintar os lábios e outro para esfoliar os pés! (Tudo oferecido à minha filha)!








É uma experiência maravilhosa andar por estas Ruas, observar as pessoas, as cores das paredes, das portas, das janelas, a vida...e cheirar aquela mistura de ambar com especiarias, menta...