Sei que é uma frase feita...mas realmente sinto que os meus 45, são os 35 de antes!!!
Sinto-me bem...cheia de energia...para viver tudo o que ainda tenho para viver!!! E é tanta coisa...
Parabéns a mim e obrigada vida...que às vezes fazes descer-me degraus, mas na maior parte...tem sido sempre a subi-los!
Hoje, mal acordei (com as minhas crias em cima de mim, ansiosas para me dar os presentes), fiquei logo com esta música na cabeça...é tão este poema...
"Gracias a la vida que me ha dado tanto Me ha dado el sonido y el abecedario; Con el las palabras que pienso y declaro: Madre, amigo, hermano, y luz alumbrando La ruta del alma del que estoy amando" Mercedes Sosa
Que raio! Dia dos Filhos? Para uma mãe e um pai, dia dos filhos são todos os dias...
...ainda ontem comentava com uma amiga, que todas as Mães (no meu caso e no dela e muitas outras), deveriam tirar uma semana de Férias sem os filhos...
...tenho dois e são a minha vida, mas 365 dias de filhos é dose...
...os filhos chamam 1000 vezes "mãe", por segundo...
...chamam a mãe, na maior parte das vezes, não querem nada...
...passamos o ano a gerir a sua vida, a educar, a alimentar, a mimar e muitas vezes a desejar ter uma semana de Férias sem eles...
...chegam as Férias...e tudo o que queremos é estar com eles...somos mães...faz parte!
Tenho dois e para mim o Dia dos Filhos, não me diz nada...assim como o dia da Mãe...tenho a sorte de 365 dias/ano e há 11 anos de ter todos os dias, Dia dos Filhos e sempre o Dia da Mãe.
"mãe, queres fazer um truque? Mãe, a minha mala?Mãe, posso comprar?Mãe, a minha camisola, Mãe !!!! mãe, não quero dormir! Mãe, posso? Mãe, compras? Mãe, mãe....
..."Mãe, adoro-te!"...todos os dias mo dizem e é tão bom!
Na Marina de Albufeira, há agora uma Empresa que
organiza um passeio de 18 Kms na Costa Algarvia, para se ver golfinhos e
visitar grutas. SeacreTours
Com quatro crianças, é o programa perfeito!
Marcámos para as 12H e fomos...bem apetrechados de coletes,
águas e casacos próprios para o Mar.
A visita é acompanhada por Biólogos Marinhos, que explicam
tudo o que se vai ver e dão assistência a todos os tripulantes...no barco em
que fomos, a ocupação máxima é 10 pessoas.
Depois de cerca de meia hora a “navegar”...chegámos ao sitio
onde se consegue avistar os golfinhos. Tivemos sorte e conseguimos
vê-los...nadaram e brincaram mesmo ao lado do nosso barco. Tirar-lhes fotos é
que é mais difícil!
Depois, rumo à costa para se visitar as Grutas...a mais
impressionante é a Gruta de Benagil...
...quem gosta de Mar...irá adorar este Programa...eu adorei
e as crias e sobrinhos também, claro!
Esta iguaria é a especialidade da Casa das Codornizes em Évora, um Restaurante sem pretensões, com uma cozinha fantástica e um serviço muito simpático!
Ontem, o almoço foi codornizes nesta casa e como as minhas crias gostam dos "frangos pequeninos" (é assim que lhes chamo, para eles não se armarem em esquisitos, como a mãe), brevemente lá voltaremos!
Recomendo virem experimentar este petisco, que ainda por cima vem acompanhado de batata frita pala pala, mas caseira e frita na hora!
Lembro-me que o primeiro momento, quando o meu Dr. Jorge Lima, o colocou em cima da minha cara (imaginem o tamanhinho da cria!!!)...foi maravilhoso...
....os primeiros dias não foram um mar de rosas...
...e lembro-me que quando viemos para casa com ele, também não...eu estava assustada...tão assustada!!!
Houve um dia que passei o tempo a chorar: "O que é que eu tinha feito? Ai, meu Deus! E agora? Como o vou proteger? E ele é tão pequeno!!! Buá, buá, buá..."
Foi tal que o meu marido chamou a Enfermeira Antónia, que nos explicou que era normal...hormonas!!!!
Mas tudo isso foi passando...passado 11 anos já não estou assustada...mas muitas vezes preocupada..."faz parte"...
Sei que não vou conseguir estar sempre a proteger de tudo e de todos...mas faço o que posso!
Sei que não sou o exemplo da mãe Educadora...por cá costumo dizer que sou mais a parte lúdica...
Ele é tão nosso filho!!!!
Muito inteligente, curioso e com uma memória incrível...tal como o Pai!
Ele é alegre, super sociável, ama a vida e está sempre em Festa...tal como a Mãe!!!!
Ele não é o filho perfeito...isso não existe...só aos olhos das mãezinhas!!!
Tem um feitio tramado, não é fácil de acalmar (está sempre a mil), e nem sempre prima pela educação. Como tem uma personalidade forte, às vezes é tramado moldar ao que é necessário nesta vida!!!!
Ele é o meu filho! Aquele que passa por mim na sua rebeldia louca e diz "mãe adoro-te!" (não há um dia que não me diga e que não me beije)! Aquele que fala, fala, fala, fala e nos dias em que estou cansada, vou-lhe dizendo que Sim e mostrando interessada (e ele ainda fica mais excitado e fala ainda mais!). Aquele que me acompanha em todas as aventuras e passeios, e sempre curioso e com uma alegria contagiante!!! Aquele que nos brinda com uma cultura geral incrível! Aquele que ainda gosta do colo e ninho da Mãe...apesar de já ser tão rapazola!
Ele é o meu filho há 11 anos e sei que não é perfeito, mas é um Ser Humano incrível!
Ele é o meu filho há 11 anos e sinto que apesar do amor materno e filial...somos e seremos sempre Amigos...companheiros, cúmplices!
Ele é o meu filho há 11 anos e no dia em nasceu o Pai dedicou-nos esta musica...
Oh, it's such a perfect day I'm glad I spent it with you Oh, such a perfect day You just keep me hanging on You just keep me hanging on
Numa Rua que já é a nossa preferida em Évora para uma refeição relaxada...e porque estava bem pontuado...decidimos ir experimentar...
...ainda bem...
...a Tasca Tosca em Évora é uma tasquinha "fina", com esplanada, numa das ruas sem trânsito, mesmo atrás da Praça do Giraldo e que está com uma dinâmica muito gira!!!
Comemos petiscos e comemos bem...têm uma boa garrafeira e o serviço é muito simpático...
...experimentámos farinheira com mel e canela e recomendamos...
...para a próxima, vamos provar a Alheira, porque foi muito elogiada.
Os avós são hoje, para alguns agregados, um pilar
fundamental.
Para uma família onde o pai e a mãe trabalham, a ajuda dos avós é
fundamental. São eles que permitem que pais e mães de hoje possam ter as suas
carreiras e dedicarem-se mais a elas...
...por isto, o papel de alguns avós (e não são assim tão
poucos) é muito importante para o equilíbrio familiar e contribuem tanto como
os pais para a educação dos netos...
...estes avós deixaram de ser aqueles que são visitados e
que mimam as crianças até não puderem mais em cada visita...estes avós são
aqueles que tiveram de reestruturar a sua vida em função dos netos...
...são estes avós que vão buscar as crianças à escola, que
ouvem diariamente os recados dos professores, que têm de fazer refeições
diárias para os netos, levá-los e acompanhá-los às mil atividades...e ainda
terem tempo para os apoiar em trabalhos de casa e acompanhar as suas
brincadeiras...até há hora que os pais os vão buscar a casa dos avós!!!!
São os sinais do tempo, que não são necessariamente
maus...quem tem a sorte de ter avós por perto, disponíveis e com vontade e
coragem de recomeçar tudo de novo com os netos, tem muita sorte.
Os netos, também...o amor de avós é diferente, tem uma
ternura e uma paciência tão diferente da dos pais...talvez porque os avós já
foram pais...
...os netos que são “criados” pelos avós...acabam por ter
uma ternura e uma amizade tão boa, tão especial com eles...
...os avós, e está provado, envelhecem menos, obrigam-se a
exercitar diariamente a cabeça, o corpo...porque “criar” netos, na idade dos
avós...já não é tarefa tranquila!
As minhas crias e sobrinhos, têm a sorte de estarem a ser
ajudados a “criar” com avós...
...eu e a minha irmã tivemos a sorte de conhecer todos os
avós e de termos sido “criadas” com a ajuda da mulher tão especial que foi a
minha avó Mariana...
...ainda hoje, ando com um papel que me escreveu na
carteira...