quarta-feira, 17 de maio de 2017

SUSHI da minha vida

Estava na fila da Farmácia a dizer mal à minha vida por causa de outra praga de Piolhos da minha cria, quando peguei numa Revista de Farmácia e o meu sentimento de culpa por ontem ter comido Sushi...desapareceu....Não quero dizer com isto que me vá empanturrar de Sushi todas as semanas, mas pelo menos, de vez em quando posso ter esse prazer.

Então, resumindo, o artigo (Revista PH) explica o seguinte:

Para já, o peixe é pouco calórico, e rico em Omega 3 (protege o sistema cardiovascular) e ajuda a baixar o nível de colesterol mau.

O Arroz, para mim, é que é o problema...pois já o retirei da minha alimentação, mas diz que o arroz com que é preparado o Sushi leva vinagre, e que por isso estimula os processos de metabolismo das células, o que pode ajudar a reduzir a percentagem de gordura corporal.

A alga nori, onde se enrola o Sushi, é rica em vitaminas e minerais.


Obviamente que há que ter cuidado com os excessos e o peixe cru, pode ser causador de intoxicações alimentares...Como tudo, há que o comer moderadamente...

...eu cá...vou continuar muito de vez em quando, a apreciar o meu Sushi e Sashimi, principalmente de Salmão...que adoro!!!!! Porque é bom, porque eu gosto e ainda por cima é saudável!!!!

E por Sushi, em Évora, o melhor Restaurante e mais confiável para se degustar esta iguaria é o SAMURAI (há também em Lisboa).




segunda-feira, 15 de maio de 2017

domingo, 14 de maio de 2017

Uma espécie de açorda...ou...como comer peixe cozido

Não gosto muito de Peixe cozido...

...hoje, só me apetecia peixe...e em casa, só havia pescada congelada...

...vai daí..fiz uma espécie de açorda que por cá é bastante apreciada:

Refogo alho com coentros e sal em pouco azeite. Encho a panela de água quente e coloco  a pescada a cozer neste preparado. À parte, cozo ovos. E depois é só "migar" os ingredientes e comer! É delicioso e uma alternativa a quem não gosta de peixe cozido...


#82 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Amar pelos dois...

A visita do Papa Francisco a Fátima...um Papa com um sentido de Amor ao próximo e a Deus, muito próximo daquilo que realmente deve ser...

...mais uma vitória do Benfica...4 vezes campeão...é bom ser de um Clube Vencedor!

...e para finalizar a primeira vitória Portuguesa no Festival Eurovisão!!! (que nervos! que sensação tão boa...agarrada à TV e com o coração apertado cada vez que saia uma votação!)! A Música é sentimento...foi isso que os irmãos Sobral foram transmitir!!!!

Dia 13 Maio de 2017, foi um dia histórico para Portugal e ainda mais para aqueles que são Benfiquistas!




quarta-feira, 10 de maio de 2017

Parabens Salvador

Não vi ontem o festival, nem sabia que seria ontem..
Não estou em Portugal, mas foi bom ler as redes sociais e jornais e sentir um espírito de união à volta do salvador e da sua música.... já é um vencedor, aconteça o que acontecer....
Normalmente só nos unimos à volta do futebol!!!!!
Muito bom este movimento....
Parabeéns SAlvador!

segunda-feira, 8 de maio de 2017

#Viagens_15 #Brasil #Vitória

A primeira vez (e única) que fui ao Brasil foi em 2012 e em trabalho. Do programa constava uns dias em Vitória e mais uns a visitar pedreiras em Espírito Santo, em diferentes localidades.

Foi mais uma viagem de trabalho, mas onde deu para ter uma percepção de Vitória e ver alguma coisa.

Vitória fica no Sudoeste  do Brasil e é cercada por uma Baía.

Vitória é aquilo tudo que imaginei, antes de ir, e muito influenciada pelas imagens de Rio de Janeiro: Praia, um paredão enorme e à sua frente prédios luxuosos. Atrás destes prédios, outro cenário completamente diferente, casas pobres....

 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes

 Foto: Luis Lopes

...Fomos com avisos relativamente à segurança....é verdade que era a única mulher de um grande grupo de homens, mas nunca me senti insegura....

...um dia, e porque o tempo para lazer era quase nulo, decidi ir às 6 da manhã sozinha para a praia...afinal era só atravessar a praia e eu não conseguia estar ali e não desfrutar umas horas de praia!!!!!

Fui apenas de fato de banho, chinelos e toalha (com medo dos roubos na praia). Sentei-me e observei e começo a ver aulas de hidroginástica, onde as pessoas estavam na água e os pertences na areia e outras atividades na praia.
Descontraí e fui para água que naquele sítio, se assemelhava com uma enseada!!!!! Tão bom ...e sem problema nenhum...

O que mais me encantou (e porque eu sou de Praia, de Mar)...foi a vida passar-se toda à volta destes elementos.
Logo de manhã, existe imenso movimento de pessoas a fazer todo o tipo de desporto na Praia e no Paredão. (Vi aulas de Ballet numa plataforma na praia).
Á noite, todo o mundo vai passear para o paredão, ou simplesmente encontrar-se com amigos e ainda é na praia e paredão que fazem, por exemplo, as festas de anos das crianças!!!!!
As praias que vi são todas bonitas e têm sempre vida!!!!

 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes

 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes

 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes


Foto: Luis Lopes


Uma noite, num destes passeios, meti-me com uma avó e neto e perguntei como era ali a vida: “com muita dificuldade e em relação à segurança, se não andar com nada de valor, não tem de se preocupar”....a vida é difícil, mas nem por isso esta avó deixava de andar a passear e a disfrutar da rua com o seu neto...e parecia contente!!!!

Ficámos num Hotel, mesmo em frente à Praia...Water Plaza ...em Vila Velha.





Ainda visitámos o Convento da Penha, que fica em Vila Velha e penso que é dos mais antigos do Brasil. Daqui, também se tem uma vista de Vitória bem gira!

Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes

Foto: Luis Lopes

Foto: Nelson Cristo RAW PHOTO


Foto: Nelson Cristo RAW PHOTO

 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes
 Foto: Luis Lopes

Foto: Luis Lopes



Come-se bem por estes lados, se bem que repetimos muitas vezes o Rodízio de Carne e a Moqueca de Peixe.



Como já referi, estávamos em trabalho e o tempo para passeio foi quase nenhum. Nestes dias ainda fomos a algumas regiões acima de Vitória, cerca de 200 quilómetros para visitar pedreiras (para fazermos 200 quilómetros, demoramos 6 horas), pelo que acabamos por conhecer localidades bem interessantes, como Vila Pavão, por exemplo.

Para mim, ainda foi toda uma nova experiência em Pedreiras de Granito, quando tentei guiar o veículo abaixo.



Foto: Luis Lopes


domingo, 7 de maio de 2017

Dia da Mãe

Já estou habituada a ter todos os dias estas expressões de amor....mas hoje...Dia da Mãe....já cá conto com 3:

Esta cria adora-me!




Parabéns Tia

A irmã da minha Mãe, a nossa Tia, faz hoje anos...falta um ano, para puder ter a idade do meio bilhete...

...é a nossa Tia e a tia de todos os nossos amigos...porque ela assim os trata a todos...

...a nossa Tia é aquela que faz no Natal o melhor salame de chocolate e pinhões do Mundo, e que passa o tempo a dizer que demorou imenso tempo a fazê-los, que lhe doí as mãos...no fundo, ela adora fazê-los e oferecer-nos porque sabe que amamos...e o que gostamos ainda mais é que estes salames prolongam durante dias e dias aquele sentimento especial de Natal...

...está reformada, mas não tem muito descanso...entre o meu Tio e a minha Mãe, passa a vida a "tratar" dos "senhores"...como lhes chama, porque tem um humor incrível!!!!

...E ainda tornou-se baby Sitter do Gato da minha irmã, e com algum jeitinho, a minha qualquer dia vai de Évora à Parede, passar umas Férias...

...é aquela que se derrete com os sobrinhos netos...

...é aquela Tia, que anda sempre com o coração nas mãos por nós..."Já chegaste?", "Está tudo bem?"...e nós sentimos isso, que há ali mais alguém que está sempre por e para nós.

Um beijinho Tia! Parabéns!

Aqui fica uma homenagem da Lucky e do Lulis




sábado, 6 de maio de 2017

Manivela da Janela do carro

"Tia, as janelas deste carro são muito infantis!"

"Não são infantis, são dos anos 80, não é mãe?!!"

M e MR - 8 anos


Parabéns "nossa Barbinha"

Conhecemos a Bárbara desde os 6 anos dela e da minha irmã...quando iniciaram a sua amizade...hoje é a melhor amiga da minha irmã, juntamente com a Patricia...juntas fazem um Trio Incrível!!!!

Hoje, e porque foi viver para a Beira em Moçambique, estão em festa rija por lá...só pode...porque a Bárbara é assim...um furacão, uma alegria e por onde passa...arrasta amigos atrás dela e o que ela gosta é de festa!!!!

A "nossa Barbinha", como diz a minha irmã, hoje faz anos!

Não está cá, mas faz parte da nossa vida, todos os dias, desde os 6 anos dela...e por isso, por cá também comemoramos os anos dela!!! Nem que seja a recordar, quando há poucos meses o Trio me fez uma surpresa e como ela estava em Portugal, me apareceram em Évora para jantarmos, como há um ano passamos em família alguns dias juntos, quando há uns anos foi  a "compincha" da minha mãe e quando deu por ela, estava a fazer equitação, quando há décadas pintávamos a manta toda...tanta história....tanta vida juntas!!!

O 2/3 do trio, que por cá está, hoje devem passar o dia no Skype a falar com a "Barbinha delas"...porque a amizade é assim...e hoje devem estar todas as roerem-se de não fazer festa rija, por cá, à "Barbinha"!!!!....Mas oportunidades nunca faltam, e lá para o Verão, voltamos todos a fazer festa, só porque ela está por cá!!!!

Parabéns "Barbinha" (toma lá um kizomba para a Festa!!)