Penso que ando fascinada com a alimentação saudável, que nos permite emagrecer e ainda tirar todo o prazer da dieta.
As minhas sopas estão cada vez mais saborosa e nutritivas...e cor.
O meu sogro tem uma horta e cada vez mais me apetece comer tudo o que "é mais natural"...é fácil, pelo menos em Évora...quando não há legumes do sogro, vou, ao que por cá chamamos "quintaneiros", uma pequena feira onde os pequenos produtores vendem os seus legumes, frutas. ovos...
E cada vez mais gosto da mistura de cores e sabores...ou seja...fazer dieta não significa passar fome, comer saladas e alimentos sem sabor e sem cor...
...tenho aprendido várias receitas deliciosas, saudáveis e que não engordam. E divertido-me com a cor e o sabor dos alimentos....
A sopa que fiz hoje: batata doce, courgette, cenoura, abóbora, cebola, alho francês, couve coração, espinafres....cheia de cor e sabor!!!! (Ah, e está deliciosa).
domingo, 30 de abril de 2017
Cumplicidade
Á medida que crescem, vou sentindo uma maior cumplicidade entre eles...e é tão bom...
"Mano, como é que ela lhe cortou um pulso, e ela não morreu?!"
"Se calhar, não lhe apanhou as veias..."
"Pois, mas se tivesse apanhado, ela morria?"
"Olha, Maria, tenho de estudar melhor o corpo humano para te explicar, não te quero baralhada!"
M- 8 anos MT - 10 anos
"Mano, como é que ela lhe cortou um pulso, e ela não morreu?!"
"Se calhar, não lhe apanhou as veias..."
"Pois, mas se tivesse apanhado, ela morria?"
"Olha, Maria, tenho de estudar melhor o corpo humano para te explicar, não te quero baralhada!"
M- 8 anos MT - 10 anos
sábado, 29 de abril de 2017
#79 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece
"Pai, as bandas pode ter duas baterias?"
"Podem, havia uma, os Europe, que tinham..."
Lembrei-me logo desta....
"Podem, havia uma, os Europe, que tinham..."
Lembrei-me logo desta....
sexta-feira, 28 de abril de 2017
#78 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece
Penso que terá sido a minha sobrinha a apresentar isto aos meus filhos...tão giro!
Por cá, andam todos entusiasmados com esta música e principalmente o som que se consegue com os copos e mãos...até ensaiam...
Eu também gosto muito...se bem que desconfio...que mais uns dias já nem possa ouvir a música!!!!!
Por cá, andam todos entusiasmados com esta música e principalmente o som que se consegue com os copos e mãos...até ensaiam...
Eu também gosto muito...se bem que desconfio...que mais uns dias já nem possa ouvir a música!!!!!
quarta-feira, 26 de abril de 2017
A batata doce e a receita da minha amiga Carla
Tenho trazido marmita para o almoço... eu e a minha colega Tânia pomos a mesa a preceito e almoçamos com calma e bem...
Ontem fiz uma receita que a minha amiga super saudável, Carla Cunha me deu...peitos de frango recheados com queijo e espinafres. Adicionei ainda um pouco de bacon e o queijo teve de ser mozarella porque não gosto de outro.
Decidi para acompanhar assar batata doce no forno, porque parece que dá energia, tem baixo índice glicêmico, ajuda a emagrecer porque diminui o apetite e tem Vitamina A (que ajuda a fortalecer o sistema imunológico).
Agora um café sem açúcar ....e está feito...agora.... cheia de energia para a tarde!!!!!
Ontem fiz uma receita que a minha amiga super saudável, Carla Cunha me deu...peitos de frango recheados com queijo e espinafres. Adicionei ainda um pouco de bacon e o queijo teve de ser mozarella porque não gosto de outro.
Decidi para acompanhar assar batata doce no forno, porque parece que dá energia, tem baixo índice glicêmico, ajuda a emagrecer porque diminui o apetite e tem Vitamina A (que ajuda a fortalecer o sistema imunológico).
Agora um café sem açúcar ....e está feito...agora.... cheia de energia para a tarde!!!!!
#7- Évora - Está viva!!!
Évora está viva!
E por esse motivo, gostamos de andar em modo turistas pela
N. Cidade.
Feriado, Sol e lá fomos nós para a Cidade.
A cidade está, por estes dias, com iniciativas muito
engraçadas.
Desafio pela Saúde 2017
Livros à Rua
Comemorações do Dia 25 Abril
Fomos logo de manhã, para a nossa cria mais velha fazer uma
demonstração de ténis na Praça do Giraldo.
Com este cenário lindíssimo, as
esplanadas estavam cheias, a praça cheia de pessoas e com atividades
desportivas, música e muitos turistas.
Daqui subimos, pela Av. 5 de Outubro....não tem trânsito,
tem lojinhas e pastelarias boas, uma esplanada muito agradável – PÁTEO, uma
Livraria onde se pode estar a disfrutar da leitura, de um bolo caseiro e um
café - FONTE DE LETRAS.
Chegados ao largo da Sé, a Feira do Livro, Contos contados
quase nas escadarias da Sé, barraquinhas para se comer e um ambiente super
agradável.
A cidade está viva, cheia de turistas e Eborenses...e assim
deveria continuar!
Comprado um livro e fomos para o Restaurante PIPAROZA. Não
conhecíamos e como no Yelp estava bem classificado, decidimos ir
experimentar...ainda bem.
Almoçámos na Rua, o Restaurante fica muito perto da Praça do
Giraldo e numa transversal da 5 de Outubro. Gostámos!!! Para começar, a
temperatura do vinho estava excelente (foi logo uma boa apresentação).
É verdade que só as crias comeram refeições – Spaghetti à
bolonhesa e bifinhos com cogumelos (ambos os pratos estavam excelentes). Nós
optámos por uns petiscos – salada de polvo, prato de presunto e uma
farinheira...tudo excelente! O serviço é bom e o pessoal simpático!
Foi neste ambiente que as minhas crias decidiram recriar a
imagem associada ao 25 de Abril!
O Feriado não podia ter acabado melhor.
Fomos para o MONTE DA GRACIETE beber cafezinho com os amigos....o café depressa se transformou num
momento de relax com a minha amiga Carla e nem sei bem como, acabei por me
sentar à mesa e “lanchar” uma sopa de beldroegas ...apenas para experimentar e
sem o queijo (que não gosto)...mas estava deliciosa e a companhia também estava
a ajudar ao prazer desta degustação.
É como digo, Évora está viva e recomenda-se...
terça-feira, 25 de abril de 2017
Comi um Iogurte Natural!!...ou os benefícios do iogurte grego!
Todos os dias, como pelo menos 2 iogurtes com aromas, sempre da mesma marca, de beber e magros! Há muitos anos que são sempre os mesmos.
Nesta minha caminhada pela comida mais saudável, li imensa coisa sobre os iogurtes gregos.
Quando apareceram no Mercado, parece que eram verdadeiras bombas calóricas, mas hoje já existem iogurtes gregos no mercado bem equilibrados (de todas as leituras que fiz, penso que a opinião é unânime e que os do Lidl, marca Milbona são os melhores por terem pouca gordura).
O iogurte grego é rico em proteínas, e contribui para a sensação de saciedade. É aconselhável num bom pequeno almoço e ainda existem imensas receitas de molhos para saladas com iogurte grego!
Ora, não gosto de leite branco e de iogurtes naturais...vai daí...assumi esta experiência como um desafio.
Hoje o meu pequeno-almoço foi um iogurte grego natural sem adição de açúcar. Mal abri a embalagem e senti o cheiro....senti que isto ia correr mal...
...adicionei açaí em pó e granola...e comi.
Não foi o melhor pequeno almoço da minha vida, é verdade...mas também não foi assim tão mau!
Sei que é questão de me habituar à falta de açúcar no iogurte.
Foi assim com o café...quando deixei de pôr açúcar ou adoçante no café...a sua degustação até me arrepiava...mas não desisti e agora já gosto assim...sem nada!!!!!
Nesta minha caminhada pela comida mais saudável, li imensa coisa sobre os iogurtes gregos.
Quando apareceram no Mercado, parece que eram verdadeiras bombas calóricas, mas hoje já existem iogurtes gregos no mercado bem equilibrados (de todas as leituras que fiz, penso que a opinião é unânime e que os do Lidl, marca Milbona são os melhores por terem pouca gordura).
O iogurte grego é rico em proteínas, e contribui para a sensação de saciedade. É aconselhável num bom pequeno almoço e ainda existem imensas receitas de molhos para saladas com iogurte grego!
Ora, não gosto de leite branco e de iogurtes naturais...vai daí...assumi esta experiência como um desafio.
Hoje o meu pequeno-almoço foi um iogurte grego natural sem adição de açúcar. Mal abri a embalagem e senti o cheiro....senti que isto ia correr mal...
...adicionei açaí em pó e granola...e comi.
Não foi o melhor pequeno almoço da minha vida, é verdade...mas também não foi assim tão mau!
Sei que é questão de me habituar à falta de açúcar no iogurte.
Foi assim com o café...quando deixei de pôr açúcar ou adoçante no café...a sua degustação até me arrepiava...mas não desisti e agora já gosto assim...sem nada!!!!!
Dia da Liberdade (ou tentam tudo)
"Mãe, amanhã já é dia 25 de Abril! Já posso comer um docinho?"
"Então, porquê?"
"Porque é o Dia da Liberdade!"
M- 8 anos
"Então, porquê?"
"Porque é o Dia da Liberdade!"
M- 8 anos
segunda-feira, 24 de abril de 2017
Fim de semana de filha única...no Porto
Passei um fim-de-semana sozinha (sem irmã, marido, filhos,
sobrinhos, cunhado...), com a minha mãe e o meu tio Graça no Porto...só mimo de
“filha única”...para já soube bem!!!!! (É que normalmente qualquer reunião
familiar, é quase um casamento!!!!)...
...Fomos ao Porto...ou seja, eu estava lá e fiquei...eles
foram de avião a partir de Lisboa...preços cada vez mais baratos e numa hora
faz-se a viagem! Fomos fazer um Mimo à minha mãe e fomos com objectivos muito específicos.
Ficámos no Crowne Plaza Porto...na Av. da Boavista e perto
da Casa da Música.
Para mim, conduzir no Porto...é complicado...pelo que
arrumámos o carro no Hotel e andámos sempre de táxi para todo o lado.
E que
maravilha...tenho a dizer-vos que às tantas tive a sensação de estar noutro País...os
taxistas super simpáticos, prestáveis, faladores, educados...e todos iniciavam
cada viagem com: “Quer ir pela marginal...? É muito bonito!” (Muito obrigada,
caros taxistas, mas não...por vontade deles, tínhamos enjoado a Marginal!!!!!).
Começámos este passeio com um almoço na Marisqueira “AAntiga” em Matosinhos...fomos para lá e sentámo-nos ao engano. O nosso amigo do
Porto tinha marcado noutra que já falarei.
Como já estávamos sentados, e a simpatia de quem nos estava
a servir foi tanta, ao ponto de quando nos apercebemos que estávamos enganados,
ter insistido para não ficarmos, que não havia problema...que não era preciso
pagar o pão que já tínhamos atacado...
...Conclusão: ficámos e ainda bem!!
Marisco fresco, peixe fresco e bom vinho e boa companhia (a
minha mãe, o meu tio Graça e o tal amigo que tinha marcado noutro
Restaurante)!!!!!
O serviço é bom e a esplanada muito agradável!!!
Dali e porque já eram quase 17:00, descemos à marginal e
apanhámos um Sightseeing Tour...não aconselho...fizemos um percurso pequeno, é
certo!
Mas o preço e a informação que deram foi muito fraquinha...e o último ST é às 17:30...não se percebe...um País cheio de Sol, com temperaturas amenas à noite...deveria ser pelo menos até às 20:00H!
Mas o preço e a informação que deram foi muito fraquinha...e o último ST é às 17:30...não se percebe...um País cheio de Sol, com temperaturas amenas à noite...deveria ser pelo menos até às 20:00H!
Saímos na Zona Histórica e fomos caminhando até à LivrariaLello. Não entrámos para visitar, fomos ao lado, onde se pode comprar livros
sem visitar e ainda vi um filme sobre a livraria!
Dali, Rua de Santa Catarina, para irmos comer qualquer coisa
à Majestic e na esplanada!!! Ali estivemos a beber sumo de laranja, o cheese
cake delicioso, a ouvir uns artistas de Rua e a observar o movimento!
Sábado (e porque tínhamos um programa apertado, planeado
pela minha mãe e com objetivos muito específicos), de manhã fomos logo rumo a
Serralves.
O objectivo da minha mãe era ver a exposição de Philipe Parreno. Eu
o meu tio, fomos passear para os Jardins e ver a exposição de Miró.
Para já, Serralves, merece uma visita só por si...que
Parque!
Tão bonito, com uma diversidade arbórea incrível! (Fiquei com vontade
de fazer um fim de semana com as crias, e dedicar um dia inteiro para andar a
explorar e a brincar no Parque).
E lá fomos andando e conversando pelo Parque...acho que
demos uma volta enorme para chegar à Exposição Miró...(está mal assinalada)...mas
ainda bem!
Gosto muito de andar pela Fundação Miró em Barcelona e até
gosto de algumas coisas dele...é um artista muito discutível...
...gostei mais uma vez de uma ou de outra coisa (algumas já
conhecia)...mas Miró já me atraiu mais...
...na exposição, andei também muito atenta a um casal em que
ele era cego e ela estava com um prazer imenso a explicar cada quadro...o que o
quadro lhe transmitia, as cores, as formas...o senhor não tem visão, mas de
certeza que conseguiu imaginar à sua forma tudo o que lhe foi transmitido!!!
...na exposição, existe um espaço onde é exibido um filme de
como Miró fez este quadro, o primeiro da série em baixo...(bem!!! Só vendo!!!..).
(A minha mãe explica-nos qualquer coisa que estávamos a apreciar...para descansar!!!)
(A minha mãe explica-nos qualquer coisa que estávamos a apreciar...para descansar!!!)
Daqui, fomos para a Marisqueira de Matosinhos, que deveríamos ter ido no
dia anterior. Bom peixe, bom marisco, bom serviço, bom vinho...não tem a
esplanada do anterior, mas penso que não lhe fica atrás na qualidade.
E daqui, fomos para a Casa da Música.
Para já, começo por dizer, que apesar de polémica, adoro a
arquitetura desta “casa” que alberga a música no Porto e que é da autoria de um
arquiteto Holandês Rem Koolhaas.
Fomos assistir a um Concerto da Orquestra Sinfónica do
Porto.
Para ser sincera não gostei do tipo de música (penso que só a minha mãe a entendeu)...mas adorei a sala...despretensiosa, com uma luz e acústica incrível...agora o que quero é assistir a algo que goste e que perceba nesta sala!!!
Para ser sincera não gostei do tipo de música (penso que só a minha mãe a entendeu)...mas adorei a sala...despretensiosa, com uma luz e acústica incrível...agora o que quero é assistir a algo que goste e que perceba nesta sala!!!
E já de noite, e entre ir à Ribeira e irmos a Vila Nova de
Gaia ver a vista para o lado do Porto...lá nos decidimos a ir comer umas
torradas e um chocolate quente ao Yeatmen Hotel, na esplanada do Bar.
E com isto, achávamos que tínhamos fechado com chave de ouro
o nosso fim de semana...mas não...
...do Porto a Lisboa, no Domingo, paragem na Mealhada para comer
Leitão (não aprecio), mas o do Rei dos Leitões, conseguiu com que eu o
comesse...é bom, os acompanhamentos ainda melhores, as entradas são
deliciosas...o serviço é excelente!!!
E pronto...rumo a Lisboa e depois a Évora...sempre acompanhada com um leitão inteiro, para o petisco de família e amigos Eborenses!!!
É bom, estar em modo filha única...e foi bom estar no Porto...que merece visitas sem fim...por tudo e ainda mais pelas gentes...
É bom, estar em modo filha única...e foi bom estar no Porto...que merece visitas sem fim...por tudo e ainda mais pelas gentes...
Subscrever:
Mensagens (Atom)





