domingo, 30 de abril de 2017

Cumplicidade

Á medida que crescem, vou sentindo uma maior cumplicidade entre eles...e é tão bom...

"Mano, como é que ela lhe cortou um pulso, e ela não morreu?!"

"Se calhar, não lhe apanhou as veias..."

"Pois, mas se tivesse apanhado, ela morria?"

"Olha, Maria, tenho de estudar melhor o corpo humano para te explicar, não te quero baralhada!"

M- 8 anos MT - 10 anos

sábado, 29 de abril de 2017

#79 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

"Pai, as bandas pode ter duas baterias?"

"Podem, havia uma, os Europe, que tinham..."

Lembrei-me logo desta....


sexta-feira, 28 de abril de 2017

#78 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Penso que terá sido a minha sobrinha a apresentar isto aos meus filhos...tão giro!

Por cá, andam todos entusiasmados com esta música e principalmente o som que se consegue com os copos e mãos...até ensaiam...

Eu também gosto muito...se bem que desconfio...que mais uns dias já nem possa ouvir a música!!!!!



quarta-feira, 26 de abril de 2017

A batata doce e a receita da minha amiga Carla

Tenho trazido marmita para o almoço... eu e a minha colega Tânia pomos a mesa a preceito e almoçamos com calma e bem...

Ontem fiz uma receita que a minha amiga super saudável, Carla Cunha me deu...peitos de frango recheados com queijo e espinafres. Adicionei ainda um pouco de bacon e o queijo teve de ser mozarella porque não gosto de outro.

Decidi para acompanhar assar batata doce no forno, porque parece que dá energia, tem baixo índice glicêmico, ajuda a emagrecer porque diminui o apetite e tem Vitamina A (que ajuda a fortalecer o sistema imunológico).

Agora um café sem açúcar ....e está feito...agora.... cheia de energia para a tarde!!!!!




#7- Évora - Está viva!!!

Évora está viva!
E por esse motivo, gostamos de andar em modo turistas pela N. Cidade.

Feriado, Sol e lá fomos nós para a Cidade.

A cidade está, por estes dias, com iniciativas muito engraçadas.
Desafio pela Saúde 2017
Livros à Rua
Comemorações do Dia 25 Abril

Fomos logo de manhã, para a nossa cria mais velha fazer uma demonstração de ténis na Praça do Giraldo. 
Com este cenário lindíssimo, as esplanadas estavam cheias, a praça cheia de pessoas e com atividades desportivas, música e muitos turistas.



Daqui subimos, pela Av. 5 de Outubro....não tem trânsito, tem lojinhas e pastelarias boas, uma esplanada muito agradável – PÁTEO, uma Livraria onde se pode estar a disfrutar da leitura, de um bolo caseiro e um café - FONTE DE LETRAS.





Chegados ao largo da Sé, a Feira do Livro, Contos contados quase nas escadarias da Sé, barraquinhas para se comer e um ambiente super agradável.






A cidade está viva, cheia de turistas e Eborenses...e assim deveria continuar!

Comprado um livro e fomos para o Restaurante PIPAROZA. Não conhecíamos e como no Yelp estava bem classificado, decidimos ir experimentar...ainda bem.

Almoçámos na Rua, o Restaurante fica muito perto da Praça do Giraldo e numa transversal da 5 de Outubro. Gostámos!!! Para começar, a temperatura do vinho estava excelente (foi logo uma boa apresentação).
É verdade que só as crias comeram refeições – Spaghetti à bolonhesa e bifinhos com cogumelos (ambos os pratos estavam excelentes). Nós optámos por uns petiscos – salada de polvo, prato de presunto e uma farinheira...tudo excelente! O serviço é bom e o pessoal simpático!






Foi neste ambiente que as minhas crias decidiram recriar a imagem associada ao 25 de Abril!



O Feriado não podia ter acabado melhor. 
Fomos para o MONTE DA GRACIETE beber cafezinho com os amigos....o café depressa se transformou num momento de relax com a minha amiga Carla e nem sei bem como, acabei por me sentar à mesa e “lanchar” uma sopa de beldroegas ...apenas para experimentar e sem o queijo (que não gosto)...mas estava deliciosa e a companhia também estava a ajudar ao prazer desta degustação.



É como digo, Évora está viva e recomenda-se...



terça-feira, 25 de abril de 2017

Comi um Iogurte Natural!!...ou os benefícios do iogurte grego!

Todos os dias, como pelo menos 2 iogurtes com aromas, sempre da mesma marca, de beber e magros! Há muitos anos que são sempre os mesmos.

Nesta minha caminhada pela comida mais saudável, li imensa coisa sobre os iogurtes gregos.
Quando apareceram no Mercado, parece que eram verdadeiras bombas calóricas, mas hoje já existem iogurtes gregos no mercado bem equilibrados (de todas as leituras que fiz, penso que a opinião é unânime e que os do Lidl, marca Milbona são os melhores por terem pouca gordura).

O iogurte grego é rico em proteínas, e contribui para a sensação de saciedade. É aconselhável num bom pequeno almoço e ainda existem imensas receitas de molhos para saladas com iogurte grego!

Ora, não gosto de leite branco e de iogurtes naturais...vai daí...assumi esta experiência como um desafio.

Hoje o meu pequeno-almoço foi um iogurte grego natural sem adição de açúcar. Mal abri a embalagem e senti o cheiro....senti que isto ia correr mal...

...adicionei açaí em pó e granola...e comi.

Não foi o melhor pequeno almoço da minha vida, é verdade...mas também não foi assim tão mau!
Sei que é questão de me habituar à falta de açúcar no iogurte.

Foi assim com o café...quando deixei de pôr açúcar ou adoçante no café...a sua degustação até me arrepiava...mas não desisti e agora já gosto assim...sem nada!!!!!




Dia da Liberdade (ou tentam tudo)

"Mãe, amanhã já é dia 25 de Abril! Já posso comer um docinho?"

"Então, porquê?"

"Porque é o Dia da Liberdade!"

M- 8 anos

A minha bonequinha


A minha sobrinha é uma artista!
MR- 8 anos

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Fim de semana de filha única...no Porto


Passei um fim-de-semana sozinha (sem irmã, marido, filhos, sobrinhos, cunhado...), com a minha mãe e o meu tio Graça no Porto...só mimo de “filha única”...para já soube bem!!!!! (É que normalmente qualquer reunião familiar, é quase um casamento!!!!)...

...Fomos ao Porto...ou seja, eu estava lá e fiquei...eles foram de avião a partir de Lisboa...preços cada vez mais baratos e numa hora faz-se a viagem! Fomos fazer um Mimo à minha mãe e fomos com objectivos muito específicos.

Ficámos no Crowne Plaza Porto...na Av. da Boavista e perto da Casa da Música.
Para mim, conduzir no Porto...é complicado...pelo que arrumámos o carro no Hotel e andámos sempre de táxi para todo o lado. 
E que maravilha...tenho a dizer-vos que às tantas tive a sensação de estar noutro País...os taxistas super simpáticos, prestáveis, faladores, educados...e todos iniciavam cada viagem com: “Quer ir pela marginal...? É muito bonito!” (Muito obrigada, caros taxistas, mas não...por vontade deles, tínhamos enjoado a Marginal!!!!!).

Começámos este passeio com um almoço na Marisqueira “AAntiga” em Matosinhos...fomos para lá e sentámo-nos ao engano. O nosso amigo do Porto tinha marcado noutra que já falarei.
Como já estávamos sentados, e a simpatia de quem nos estava a servir foi tanta, ao ponto de quando nos apercebemos que estávamos enganados, ter insistido para não ficarmos, que não havia problema...que não era preciso pagar o pão que já tínhamos atacado...
...Conclusão: ficámos e ainda bem!!
Marisco fresco, peixe fresco e bom vinho e boa companhia (a minha mãe, o meu tio Graça e o tal amigo que tinha marcado noutro Restaurante)!!!!!
O serviço é bom e a esplanada muito agradável!!!

Dali e porque já eram quase 17:00, descemos à marginal e apanhámos um Sightseeing Tour...não aconselho...fizemos um percurso pequeno, é certo!
Mas o preço e a informação que deram foi muito fraquinha...e o último ST é às 17:30...não se percebe...um País cheio de Sol, com temperaturas amenas à noite...deveria ser pelo menos até às 20:00H!

Saímos na Zona Histórica e fomos caminhando até à LivrariaLello. Não entrámos para visitar, fomos ao lado, onde se pode comprar livros sem visitar e ainda vi um filme sobre a livraria!

Dali, Rua de Santa Catarina, para irmos comer qualquer coisa à Majestic e na esplanada!!! Ali estivemos a beber sumo de laranja, o cheese cake delicioso, a ouvir uns artistas de Rua e a observar o movimento!







Sábado (e porque tínhamos um programa apertado, planeado pela minha mãe e com objetivos muito específicos), de manhã fomos logo rumo a Serralves
O objectivo da minha mãe era ver a exposição de Philipe Parreno. Eu o meu tio, fomos passear para os Jardins e ver a exposição de Miró.
Para já, Serralves, merece uma visita só por si...que Parque! 
Tão bonito, com uma diversidade arbórea incrível! (Fiquei com vontade de fazer um fim de semana com as crias, e dedicar um dia inteiro para andar a explorar e a brincar no Parque).
E lá fomos andando e conversando pelo Parque...acho que demos uma volta enorme para chegar à Exposição Miró...(está mal assinalada)...mas ainda bem!

Gosto muito de andar pela Fundação Miró em Barcelona e até gosto de algumas coisas dele...é um artista muito discutível...
...gostei mais uma vez de uma ou de outra coisa (algumas já conhecia)...mas Miró já me atraiu mais...
...na exposição, andei também muito atenta a um casal em que ele era cego e ela estava com um prazer imenso a explicar cada quadro...o que o quadro lhe transmitia, as cores, as formas...o senhor não tem visão, mas de certeza que conseguiu imaginar à sua forma tudo o que lhe foi transmitido!!!
...na exposição, existe um espaço onde é exibido um filme de como Miró fez este quadro, o primeiro da série em baixo...(bem!!! Só vendo!!!..).





(A minha mãe explica-nos qualquer coisa que estávamos a apreciar...para descansar!!!)

Daqui, fomos para a Marisqueira de Matosinhos, que deveríamos ter ido no dia anterior. Bom peixe, bom marisco, bom serviço, bom vinho...não tem a esplanada do anterior, mas penso que não lhe fica atrás na qualidade.

E daqui, fomos para a Casa da Música.
Para já, começo por dizer, que apesar de polémica, adoro a arquitetura desta “casa” que alberga a música no Porto e que é da autoria de um arquiteto Holandês Rem Koolhaas.
Fomos assistir a um Concerto da Orquestra Sinfónica do Porto.
Para ser sincera não gostei do tipo de música (penso que só a minha mãe a entendeu)...mas adorei a sala...despretensiosa, com uma luz e acústica incrível...agora o que quero é assistir a algo que goste e que perceba nesta sala!!!







E já de noite, e entre ir à Ribeira e irmos a Vila Nova de Gaia ver a vista para o lado do Porto...lá nos decidimos a ir comer umas torradas e um chocolate quente ao Yeatmen Hotel, na esplanada do Bar.
A vista é maravilhosa, o chocolate quente é espetacular...vale a pena...está-se muito bem!!!





E com isto, achávamos que tínhamos fechado com chave de ouro o nosso fim de semana...mas não...

...do Porto a Lisboa, no Domingo, paragem na Mealhada para comer Leitão (não aprecio), mas o do Rei dos Leitões, conseguiu com que eu o comesse...é bom, os acompanhamentos ainda melhores, as entradas são deliciosas...o serviço é excelente!!!

E pronto...rumo a Lisboa e depois a Évora...sempre acompanhada com um leitão inteiro, para o petisco de família e amigos Eborenses!!!

É bom, estar em modo filha única...e foi bom estar no Porto...que merece visitas sem fim...por tudo e ainda mais pelas gentes...






domingo, 23 de abril de 2017

Spaghetti de courgette com gambas

Hoje aventurei-me a fazer spaghetti de courgette...

...descobri que preciso de um spiralizer para o fazer...já sei o que é, qual quero e onde comprar...

...mas à falta deste utensilio...tentei fazer com o cortador de cenouras...com aqueles normalíssimos...

...não ficou bem spaguetti...grosso de mais. Retirei a casca (não pode ser) da courgette e usei pouca...

...mesmo assim, tivemos um almoço delicioso, e pelo que li, com cerca de 200 calorias (não contei as do vinho que bebemos).

Cozi gambas grandes. Depois deixei o Spaguetti ferver na água das gambas.
Fiz um refugado com as gambas, alho e o Spaguetti.

Mais um passo! Uma aprendizagem...andava um pouco preocupada, porque adoro Spaguettis...com tomate, gambas, cogumelos, mexilhão ao vapor....

Retirei esta foto da internet para ilustrar o aspecto deste Spaguetti saudável e que não engorda!!! Parece que quando o meu spiralizer chegar...estou safa...
É preciso agora a horta do sogrinho, dar courgettes aos quilos!!!!