quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O significado dos rabiscos no papel...ou como eu sou uma pessoa com características espectaculares!

Tenho uma mania...por vezes, bem irritante, uma vez que os meus papeis e cadernos estão todos eles cheios de desenhos, de rabiscar quando estou ao telefone, numa reunião, quando estou a pensar em alguma coisa...

...Deparei-me agora com um Site que analisa os rabiscos das pessoas e os associa à sua personalidade...como o estudo sobre mim é tão bom...só posso achar estas análises SUPER credíveis...!!!!

Ora bem: Este desenho fui fazendo a construir um Projeto de Investigação em Consórcio, onde passei bastante tempo ao telefone...e anda por aqui...

...Vamos lá, então, à análise cientifica da coisa:


Espirais: Quer dizer que não gosto de ficar sozinha (...mas às vezes sabe tão bem!!!). Quererá dizer também que me destaco sempre num grupo (verdade, verdadinha!!!)

Flores: Tenho um lado maternal muito vincado (pudera!!!!)

Círculos: Sou uma pessoa que se completa! Gosto muito de passar tempo com pessoas de todo o tipo (verdade...e às vezes é cada uma!!!)

Estrelas: Sou ambiciosa (pois sou, ambiciono sempre paz de espirito!!!). Sou muito segura (excepto quando caio em todos os buracos que existem na Rua). Muito energética (tem dias!!!!)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Welcome Christmas Time

Já aqui assumi o fascínio que tenho pela época Natalícia...

...deixo aqui a minha mais recente compra de "pormenores" para a decoração de Natal...Não foi nada caro e acho-o delicioso!!!!

#36 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Não gosto particularmente da música da Mariah Carey, mas alguém me lembrou destes Pop do Natal...que adoro!!!

Mariah Carey - All I Want For Christmas Is You

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Adoro o Natal

Sou das que adoro o Natal e já nem sequer é pela magia das prendas...já não tenho idade para isso e desde que há crianças na família, essa parte passou a ser apenas para eles...

...gosto de tudo, menos das compras de Natal, mas desde que há crianças na Família e por só se comprar para eles, essa parte já está ultrapassada!

Já não andamos a esbarrar em meio Portugal para comprar o presente ideal para o familiar X e que depois quando se ia a ver...nem sabia bem porque estávamos a oferecer aquilo...apenas porque sim!!!

A minha família sempre cultivou o espirito de Natal na minha casa e a minha mãe sempre se esmerou nas decorações da casa e nas mesas sempre lindíssimas do Natal. Tem um gosto requintado e um jeito para estas coisas extraordinário!

Talvez por isso, decorar a casa e deixa-la toda ela a "respirar Natal"...me encante!!!

Nesta altura, eu e as minhas crias, perdemo-nos nas lojas com as decorações e todos os anos acrescentamos mais umas coisas à decoração da casa: mais um pai natal, mais uma rena, um presépio...sei lá!!!

Não percebo bem se ainda acreditam no Pai Natal.
Se não, fazem muita força para acreditar.
Se não, pelo menos o espirito natalício está lá e adoram esta época, também! E ainda bem!!!

Portanto...já começamos lá por casa a arranjar alguns pormenores...só mais para a frente faremos a Arvore de Natal!!!











terça-feira, 29 de novembro de 2016

Pilates vs Yoga

Ontem no Estúdio Newmove onde faço Pilates e Yoga decorreu a seguinte conversa/ discussão:
“Quem gosta de Pilates, não gosta de Yoga e vice-versa”

Como faço os dois – duas vezes por semana Pilates e uma vez por semana Yoga, resolvi dar o meu pequeno contributo para esta questão:

Gosto mais do Pilates.
Iniciei o mesmo por prescrição médica e depois de um longo período de hidroterapia para recuperar o movimento da perna direita e a força do glúteo direito.
Basicamente fui para o Pilates com algum receio de me “mexer e estragar tudo”. O objectivo é fortalecer o corpo, alongar a coluna e fortalecer os músculos, principalmente o Glúteo direito que quase não funcionava. Ajudar no emagrecimento também é objectivo.
No Pilates, trabalhamos os abdominais, os glúteos, os gémeos, os braços, os dedos pequenos, os grandes...basicamente trabalhamos o corpo todo e sempre com muito cuidado com a lombar e a cervical.
Cada pessoa, pelo menos no Newmove e com a professora Lula, faz ao seu ritmo e respeitando a sua capacidade. A Lula está sempre a motivar e a “puxar” para “mais um bocadinho”, “até ficar a arder”...e os resultados são incríveis!
Digo-vos que não são aulas fáceis e que são aulas em que sentimos cada músculo do corpo! Mas sabe tão bem...principalmente as conquistas que vamos conseguindo fazer com o nosso corpo.
No Pilates também se relaxa, por esse motivo acho que apesar do principal objectivo ser “ter um corpo saudável”, ajuda imenso a uma mente sã.
Mas principalmente, e para mim, as dores desaparecem (e olhem que de vez em quando vou para a aula com uma ligeira dor), a minha mobilidade é agora total e a flexibilidade voltou...As coisas que faço e que jamais pensaria voltar a fazer por causa da minha “amiga” ciática...são incríveis!!!! Chego a emocionar-me e fico a olhar para a posição do meu corpo ao espelho como se tratasse quase de um “milagre”! E repito a posição só para ter a certeza que não foi força do acaso!!! Tontarias....

Agora estou a juntar ao Pilates, o Yoga. Também gosto, embora prefira o Pilates.
O Yoga é basicamente (diz o meu médico) para eu deixar de ter medo. Criei medo a sustentar-me na perna direita, a descer escadas, a subir e principalmente pânico de ter crises de ciática agudas e recomeçar tudo de novo...

...Este medo detectado pelo médico...levou-me ao Yoga (o qual no próprio Estúdio já me tinham recomendado)... Tenho tido muita sorte com as pessoas que me têm e estão a ajudar neste caminho! Grande equipa, todos, médico, fisioterapeuta e professora de Pilates/ Yoga!

O Yoga relaxa (não há qualquer dúvida) e penso que liga a mente ao corpo. No meu caso, o Yoga serve (e porque se baseia na persistência das posições) para perder o medo, para que a minha mente comunique à minha perna que está tudo bem e que consigo (uns dias com mais dificuldades que outros ) sustentar o corpo na perna direita e puxá-la para trás e estica-la e colocá-la em posições que na escrita é difícil explicar.

Pilates vs Yoga? Não me parece...o que me parece é que um complementa o outro. E que fazer ambos...é muito bom! E depois de um dia difícil? UI, que maravilha!!!

Não é por acaso que existe a expressão “Mens sana in corpore sano” – Mente sã em corpo são.

#35 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Adoro o filme Flashdance, tão anos 80!!!

Sou capaz de ver a cena final onde a protagonista, mecânica de dia e bailarina de noite, faz a sua prova para um júri de forma a integrar uma Escola conceituada de bailado, duas e três vezes seguidas!

Adoro a música e é perfeita para uma caminhada ou uma corrida!!!

Flashdance - Final Dance / What A Feeling (1983)

sábado, 26 de novembro de 2016

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

#34 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece

Porque Freddye Mercury morreu há 25 anos e eu lembro-me tão bem desse dia!!!

Aqui fica a minha homenagem...gostava na altura e continuo a gostar.

Freddie Mercury : QUEEN / RAPSODIA BOHEMIA

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Dar atenção aos pormenores

Passamos a vida a correr e nem nos damos conta do que vemos todos os dias.

Évora é uma Cidade histórica e lindíssima mas como é natural, quem cá vive, não está desperta para reparar nisto no dia-a-dia.

...estava na Rua à espera que um consultório abrisse para ir a uma consulta....sempre a correr, fui bem cedinho para ser a primeira a ser atendida, claro!

E reparei num sitio onde passo todos os dias...

...Rua do Teatro...

...Évora tem um Teatro – Teatro Garcia de Resende, do Século XIX e tem este nome por causa deste Renascentista Eborense.

O Teatro é muito bonito por dentro e por fora e a sua envolvente é bastante agradável.


E assim, sem pressa, sem estar a olhar para o telefone, para o relógio e a stressar com a espera, estive a apreciar o sitio onde me encontrava, e onde passo todos os dias sem reparar!!!

E num instante, o tempo passou e a médica chegou!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

A super fruta Brasileira


A minha nutricionista introduziu na minha dieta, o Açaí.

O Açaí é uma fruta brasileira que eu desconhecia. É o fruto da árvore Açaizeiro e cresce nas florestas tropicais da Amazónia...
...(espero que eu não esteja a contribuir para a destruição do maior espaço de biodiversidade do Planeta...).

Foto retirada da Internet

Foto retirada da Internet

Irei comer o Açaí em granulado/ pó e tenho a dizer-vos que um pacote de 70grs é caríssimo. Penso que em Portugal é difícil encontrar o fruto sem ser em granulado.

Vou alternar o Açaí com a Chia e a Linhaça, com um colher de sobremesa, no iogurte de manhã. Já experimentei com um iogurte de frutos vermelhos, não achei que alterava o sabor, mas o iogurte ficou mais doce.

E quais os benefícios desta fruta tãaaoooo cara?

Ora bem, li que é o melhor antioxidante depois do Cacau e contém gorduras saudáveis.
É rico em fibras que ajudarão a flora intestinal e a equilibrar os níveis de glicemia.
Tem ainda a presença de vitaminas A e C (potentes antioxidantes) e vitaminas do complexo B (além de serem importantes para o metabolismo celular, algumas vitaminas deste complexo são muito importantes para uma boa saúde mental).


E assim...mais uma achega para o desafio “Marta, a super saudável”