quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Pastéis de Nata é na JOMAFEL
Sou gulosa por natureza, mas considero-me uma gulosa seletiva!
Não gosto de qualquer doce...perco-me por um belo pastel de nata, por uma mousse de chocolate, por chocolate preto, por uma boa tarte de amêndoa, pelo gelados do Santini (só por estes.!..Um dia falarei disto por aqui) e pelos salames de chocolate e pinhão que só a minha tia sabe fazer como gosto!
Sou a gulosa que quando entra numa pastelaria...procura logo Pastéis de Nata.
Sendo uma iguaria portuguesa, este bolo aparece em todas as montras das inúmeras pastelarias que existem (Graças a Deus) em Portugal! Lá fora, também é muito apreciado e já encontrei pastéis de nata em Macau, Itália e até na Turquia.
Por cá, é tão apreciado que os Pastéis de Belém já perderam o domínio da coisa...por todas as Cidades, há casas já especializadas nesta iguaria e que só vendem Pastéis de Nata.
Mas há um que me tira do sério e esses são os da Pastelaria JOMAFEL na Benedita!
A JOMAFEL é uma Pastelaria na Benedita, e sei que é gerida por uma senhora muito exigente com a qualidade da matéria prima e com tudo o que implique a confecção...Sim, esta Pastelaria não tem só pastéis de nata, tem toda uma variedade de bolos e também ao metro, tem muitas variedades de pão, sopas e refeições rápidas!
Já provei muita coisa e realmente, tudo é bom!
Mas tenho mais experiência nos Pastéis de Nata e no pão de água, e é sobre estes que tenho mais legitimidade para falar...
...vou muitas vezes a esta Região em trabalho e na maior parte das vezes acompanhada com pessoas de outras Regiões (Norte, Alentejo e Lisboa)...o que vos posso dizer é que de todas as vezes que vamos à Benedita...importamos estas iguarias para casa...
...Ainda ontem lá estive e para o Alentejo, pelas minhas contas vieram, 22 pãezinhos de água e 14 Pastéis de Nata...
Tenho a dizer-vos...os Pastéis de Nata são estaladiços, com uma massa e creme de chorar e comer por mais...come-se cá por casa aos dois de cada vez.
Quanto ao pão...pequenas bolas barradas com manteiga, e com um sabor regional...tão bom!!!!! Normalmente, congelo e aos fins de semana tiro para o pequeno almoço!!!!
Se forem para os lados de Alcobaça, Batalha, Nazaré...vale bem irem à Benedita e parar na JOMAFEL...de certeza que se vão deliciar e “importar” para a V. Casa!!!!!
Não gosto de qualquer doce...perco-me por um belo pastel de nata, por uma mousse de chocolate, por chocolate preto, por uma boa tarte de amêndoa, pelo gelados do Santini (só por estes.!..Um dia falarei disto por aqui) e pelos salames de chocolate e pinhão que só a minha tia sabe fazer como gosto!
Sou a gulosa que quando entra numa pastelaria...procura logo Pastéis de Nata.
Sendo uma iguaria portuguesa, este bolo aparece em todas as montras das inúmeras pastelarias que existem (Graças a Deus) em Portugal! Lá fora, também é muito apreciado e já encontrei pastéis de nata em Macau, Itália e até na Turquia.
Por cá, é tão apreciado que os Pastéis de Belém já perderam o domínio da coisa...por todas as Cidades, há casas já especializadas nesta iguaria e que só vendem Pastéis de Nata.
Mas há um que me tira do sério e esses são os da Pastelaria JOMAFEL na Benedita!
A JOMAFEL é uma Pastelaria na Benedita, e sei que é gerida por uma senhora muito exigente com a qualidade da matéria prima e com tudo o que implique a confecção...Sim, esta Pastelaria não tem só pastéis de nata, tem toda uma variedade de bolos e também ao metro, tem muitas variedades de pão, sopas e refeições rápidas!
Já provei muita coisa e realmente, tudo é bom!
Mas tenho mais experiência nos Pastéis de Nata e no pão de água, e é sobre estes que tenho mais legitimidade para falar...
...vou muitas vezes a esta Região em trabalho e na maior parte das vezes acompanhada com pessoas de outras Regiões (Norte, Alentejo e Lisboa)...o que vos posso dizer é que de todas as vezes que vamos à Benedita...importamos estas iguarias para casa...
...Ainda ontem lá estive e para o Alentejo, pelas minhas contas vieram, 22 pãezinhos de água e 14 Pastéis de Nata...
Tenho a dizer-vos...os Pastéis de Nata são estaladiços, com uma massa e creme de chorar e comer por mais...come-se cá por casa aos dois de cada vez.
Quanto ao pão...pequenas bolas barradas com manteiga, e com um sabor regional...tão bom!!!!! Normalmente, congelo e aos fins de semana tiro para o pequeno almoço!!!!
Se forem para os lados de Alcobaça, Batalha, Nazaré...vale bem irem à Benedita e parar na JOMAFEL...de certeza que se vão deliciar e “importar” para a V. Casa!!!!!
#22 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece
The Smiths, a banda dos anos 80 e a que pertencia Morrissey antes de se lançar a solo, fez parte da minha juventude. Ainda hoje, adoro ouvir algumas das musicas.
Existe uma que sempre me acompanhou e que foi escolhida como uma das músicas de um filme que adoro.
500 days of Summer - Uma cómedia romântica, em que o par amoroso começa a falar num elevador por causa da música dos The Smiths...ele está com uns fones a ouvir e ela começa a cantar a musica e diz "I love The Smiths"...eu também.
There Is A Light That Never Goes Out
Existe uma que sempre me acompanhou e que foi escolhida como uma das músicas de um filme que adoro.
500 days of Summer - Uma cómedia romântica, em que o par amoroso começa a falar num elevador por causa da música dos The Smiths...ele está com uns fones a ouvir e ela começa a cantar a musica e diz "I love The Smiths"...eu também.
There Is A Light That Never Goes Out
quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Clubismo (ou a falta dele)...ou como desapontar o pai em segundos
O pai para ela:
"Filha, mas afinal, és de que clube? És do Benfica, não és?"
"Não, pai!"
"Não????!!!!Mau!Mas afinal és de que clube?"
"Do que ganha, pai"
"Ah, pronto...então és do Benfica. O Benfica está a ganhar!"
"Pois, pai, agora sou, mas se o Porto começar a ganhar ou outro clube, vou ser desse!!!!"
M- 7 anos
"Filha, mas afinal, és de que clube? És do Benfica, não és?"
"Não, pai!"
"Não????!!!!Mau!Mas afinal és de que clube?"
"Do que ganha, pai"
"Ah, pronto...então és do Benfica. O Benfica está a ganhar!"
"Pois, pai, agora sou, mas se o Porto começar a ganhar ou outro clube, vou ser desse!!!!"
M- 7 anos
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
9000 Visitas Obrigada!!!!
Em menos de 1 mês, para ser precisa...em 24 dias, mais de 1000 visitas a este meu canto! QueGiro!!!! Muito obrigada
O dia das Bruxas - Halloween
Penso que definitivamente Portugal trocou o "Pão por Deus" (sim ainda sou do tempo em que ia para a Rua com os amigos da Praceta na Parede, pedir o Pão por Deus) pelo Dia das Bruxas - Halloween.
Lembro-me muito bem...éramos muitos naquela praceta e de todas as idades e andávamos sempre em bando...Também era em bando que íamos pedir o "Pão por Deus"...Davam-nos doces e lembro-me que muitas castanhas que depois a minha avó assava no forno.
Hoje os meus filhos nem sabem o que é isso...mas este dia é divertido à mesma. Vestem-se assustadoramente e vão para o Bairro fazer "Doce ou Travessura"!!!!
Lembro-me muito bem...éramos muitos naquela praceta e de todas as idades e andávamos sempre em bando...Também era em bando que íamos pedir o "Pão por Deus"...Davam-nos doces e lembro-me que muitas castanhas que depois a minha avó assava no forno.
Hoje os meus filhos nem sabem o que é isso...mas este dia é divertido à mesma. Vestem-se assustadoramente e vão para o Bairro fazer "Doce ou Travessura"!!!!
#21 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece
Sem razão aparente, hoje lembrei-me de Yann Tiersen
A Banda sonora que fez para o filme "O fabuloso destino de Amélie" é soberba!!!!
Este é dos filmes que mais gosto...daqueles que de vez em quando tenho a necessidade de repetir o seu visionamento...Tudo é excelente neste filme...O argumento, os atores, a banda sonora, a fotografia...
Le fabuleux destin d'Amélie Poulain - BO Yann Tiersen
A Banda sonora que fez para o filme "O fabuloso destino de Amélie" é soberba!!!!
Este é dos filmes que mais gosto...daqueles que de vez em quando tenho a necessidade de repetir o seu visionamento...Tudo é excelente neste filme...O argumento, os atores, a banda sonora, a fotografia...
Le fabuleux destin d'Amélie Poulain - BO Yann Tiersen
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Comida Alentejana é no Monte da Graciete
Normalmente fujo a 7 pés de tudo o que é Restaurante Buffet...mas não deste!
O conceito é Buffet Alentejano ... e o restaurante chama-se Monte da Graciete em Évora. Para quem vem de Lisboa, basta sair da Autoestrada em direção a Évora e ainda nesta estrada, à direita encontra um Monte, o Monte da Graciete.
É um monte lindíssimo, bem arranjado, com animais e uma barragem!
O Restaurante em si, é um grande salão e quando se entra, pensamos logo que a confusão vai ser total. Mas não é...devido à sua dimensão e às varias mesas e locais com comida, anda-se à vontade! Devido também a sua dimensão e envolvente lindíssima, é escolhido para casamentos, batizados e festas várias.
É um Restaurante sem pretensões, mas com muita qualidade!!!
Gosto de levar lá quem gosta de boa comida e bom ambiente...e até agora...nunca decepcionei!!
O conceito é de buffet: come do que quiser e quantas vezes quiser...mas atenção:
Há muita variedade de comida, desde saladas...até às comidas mais pesadas alentejanas!!! Há muita variedade de entradas e de sobremesas e para todos os gostos!!
A comida tem aquele sabor caseiro e alentejano genuíno! Sei que é feito por uma senhora com “muita mão” para a cozinha: A D. Graciete.
O que costumo comer no Monte da Graciete e adorar: sala de couve para entrada, sopa de cação (Belíssima) e Sopas de Cozido (prato com enchidos, carne, pão regado com o molho do Cozido) e para rematar uma mousse de chocolate divinal!! Ou então: torresmos e beringela frita para entrada, carne com migas e para rematar a sempre mousse!!!
Ir comendo num pratinho pequeno um pouquinho de tudo!!!! (Nunca o fiz, mas já presenciei e quem o fez estava deliciado).
Sendo buffet, nós é que servimos os nossos pratos, mas há sempre alguém que ronda a nossa mesa a levantar os pratos sujos e a tornar a nossa refeição ainda mais agradável. Chama-se a isto bom serviço.
A sugestão é para que marquem sempre mesa antes de pensarem ir lá almoçar (só servem almoços), porque, e pelo menos aos fins de semana, está sempre cheio.
Quanto a preços, não sei bem especificar, mas diz quem costuma pagar...que é bem razoável para o que se come e bebe e para a qualidade e serviço que tem...
O conceito é Buffet Alentejano ... e o restaurante chama-se Monte da Graciete em Évora. Para quem vem de Lisboa, basta sair da Autoestrada em direção a Évora e ainda nesta estrada, à direita encontra um Monte, o Monte da Graciete.
É um monte lindíssimo, bem arranjado, com animais e uma barragem!
O Restaurante em si, é um grande salão e quando se entra, pensamos logo que a confusão vai ser total. Mas não é...devido à sua dimensão e às varias mesas e locais com comida, anda-se à vontade! Devido também a sua dimensão e envolvente lindíssima, é escolhido para casamentos, batizados e festas várias.
É um Restaurante sem pretensões, mas com muita qualidade!!!
Gosto de levar lá quem gosta de boa comida e bom ambiente...e até agora...nunca decepcionei!!
O conceito é de buffet: come do que quiser e quantas vezes quiser...mas atenção:
Há muita variedade de comida, desde saladas...até às comidas mais pesadas alentejanas!!! Há muita variedade de entradas e de sobremesas e para todos os gostos!!
A comida tem aquele sabor caseiro e alentejano genuíno! Sei que é feito por uma senhora com “muita mão” para a cozinha: A D. Graciete.
O que costumo comer no Monte da Graciete e adorar: sala de couve para entrada, sopa de cação (Belíssima) e Sopas de Cozido (prato com enchidos, carne, pão regado com o molho do Cozido) e para rematar uma mousse de chocolate divinal!! Ou então: torresmos e beringela frita para entrada, carne com migas e para rematar a sempre mousse!!!
Ir comendo num pratinho pequeno um pouquinho de tudo!!!! (Nunca o fiz, mas já presenciei e quem o fez estava deliciado).
Sendo buffet, nós é que servimos os nossos pratos, mas há sempre alguém que ronda a nossa mesa a levantar os pratos sujos e a tornar a nossa refeição ainda mais agradável. Chama-se a isto bom serviço.
A sugestão é para que marquem sempre mesa antes de pensarem ir lá almoçar (só servem almoços), porque, e pelo menos aos fins de semana, está sempre cheio.
Quanto a preços, não sei bem especificar, mas diz quem costuma pagar...que é bem razoável para o que se come e bebe e para a qualidade e serviço que tem...
#20 - A música da minha vida...ou o que estou a ouvir agora...ou a musica do momento...ou porque me apetece
A minha nova paixão é o Pilates, duas vezes por semana lá estou eu, sem nunca falhar, e o meu corpo e mente têm agradecido!!! Agora por prescrição médica, juntarei as duas vezes de Pilates com mais uma de yoga por semana.
Nas aulas de pilates, conheci esta cantora e compositora canadiense. Já pesquisei um pouco sobre ela, e o estilo de música é celta com tendências do Médio Oriente.
Adoro a voz e as músicas! Esta sonoridade, com a graciosidade da professora Lula e entusiasmo e motivação, e o tipo de exercícios e relaxamento que fazemos...é sempre uma experiência quase transcendental.
As dores, os problemas, o stress desaparecem e durante uma hora concentramo-nos no corpo, esforço e saúde mental!!! É tão bom!!!!
Loreena Mckennitt - The Bonny Swans
Nas aulas de pilates, conheci esta cantora e compositora canadiense. Já pesquisei um pouco sobre ela, e o estilo de música é celta com tendências do Médio Oriente.
Adoro a voz e as músicas! Esta sonoridade, com a graciosidade da professora Lula e entusiasmo e motivação, e o tipo de exercícios e relaxamento que fazemos...é sempre uma experiência quase transcendental.
As dores, os problemas, o stress desaparecem e durante uma hora concentramo-nos no corpo, esforço e saúde mental!!! É tão bom!!!!
Loreena Mckennitt - The Bonny Swans
terça-feira, 25 de outubro de 2016
MNMs pelos Caminhos de Espanha - Oviedo
A primeira vez que fui a Oviedo foi em 2007.
Dois casais, de carro (quase 12 horas), fomos rumo a Oviedo e desta vez lembro-me que já tinha gostado muito desta Cidade, da sua história, edifícios e restaurantes. Lembro-me desta viagem porque foi a primeira vez que fiquei longe do primeiro filho (ainda bebé) alguns dias. Lembro-me também porque foi bastante agradável e divertida.
Em 2013, e em família metemo-nos num avião e fomos passar o fim de semana a Oviedo.
Não sei bem qual o motivo desta escolha, a não ser na altura, o preço dos bilhetes de avião, querermos fazer uma viagem de poucas horas com duas crianças de 4 anos e duas crianças de 6 e 7 anos e experimentarmos com elas, irmos todos de fim de semana (eu e o meu marido, a minha irmã e cunhado, a minha mãe e mais as 4 crianças).
Oviedo é a capital das Astúrias. Oviedo é uma cidade medieval e como outras Cidades de Espanha, cheia de praças e vida!
Tem edifícios lindíssimos (alguns declarados Património Mundial pela UNESCO), contrastes entre Montanhas e Cidade, muitos caminhos pedonais e ruas sem trânsito.
Com 4 crianças pequenas, optámos por fazer uma “caça ao tesouro” pela Cidade, ou seja, colámos fotos de monumentos e esculturas da Cidade, e quem encontrasse primeiro o “tesouro” ganhava. Usámos esta estratégia, para podermos andar a passear pela Cidade e para que eles se entusiasmassem com o passeio...Resultou...num dia andamos tanto que às tantas foi preciso apanhar um táxi porque as crianças já não andavam...arrastavam-se!
Oviedo é das Cidades mais limpas de Espanha, tendo ganho já vários prémios por este facto (há quem diga que é das cidades mais limpas da Europa).
Tornou-se famosa por servir de cenário para um filme de Woody Allen. Por este motivo, existe uma estátua do mesmo na Cidade. Aliás, pela cidade toda encontramos várias estátuas.
Gostei muito desta - La maternidad
Passear por Oviedo é descobrir em cada canto, uma maravilha diferente. Dos Edifícios, o mais imponente é a Catedral San Salvador. Das Praças, a mais engraçada é a Plaza del Foután.
(Foto retirada da Internet)
(Foto retirada da Internet)
Das duas vezes que já fui a Oviedo, comi maravilhosamente...os pratos mais conhecidos são a Fabada (género de feijoada mas com uns feijões brancos e grandes) e o Pote Asturiano (tipo o nosso cozido). Numa das refeições, mandamos vir uma tábua dos seus queijos e enchidos (e disse quem gosta, que eram deliciosos).
Em Oviedo, existe uma Rua só com Sidrerias...bebida típica e de maçã, muito apreciada por aqueles lados. Fomos uma noite ao restaurante Sidreria Tierra Astur Gascona. Comemos maravilhosamente bem, bebemos sidra e para as crianças pedimos um género de carne na pedra, em que eles é que a tiveram de cozinhar e foi um Festa! As crianças adoraram, assim como todo o espetáculo e ritual que envolve a Sidra, e como tem de ser servida.
Estes restaurantes têm uma vida incrível e cheiram sempre a Sidra que se vai depositando no chão (quase todos os Restaurantes têm no chão, uma espécie de serradura, para atenuar o cheiro e absorver o liquido).
Foi a primeira viagem todos juntos e foi um teste, bem sucedido, de viajar com 4 crianças, para Cidades e conseguirmos disfrutar das mesmas.
Voltarei mais vezes a Oviedo, de certeza, até porque para um fim de semana de descanso e descontraído, apanhando um avião, Oviedo é já ali e os voos são baratíssimos.
Dois casais, de carro (quase 12 horas), fomos rumo a Oviedo e desta vez lembro-me que já tinha gostado muito desta Cidade, da sua história, edifícios e restaurantes. Lembro-me desta viagem porque foi a primeira vez que fiquei longe do primeiro filho (ainda bebé) alguns dias. Lembro-me também porque foi bastante agradável e divertida.
Em 2013, e em família metemo-nos num avião e fomos passar o fim de semana a Oviedo.
Não sei bem qual o motivo desta escolha, a não ser na altura, o preço dos bilhetes de avião, querermos fazer uma viagem de poucas horas com duas crianças de 4 anos e duas crianças de 6 e 7 anos e experimentarmos com elas, irmos todos de fim de semana (eu e o meu marido, a minha irmã e cunhado, a minha mãe e mais as 4 crianças).
Oviedo é a capital das Astúrias. Oviedo é uma cidade medieval e como outras Cidades de Espanha, cheia de praças e vida!
Tem edifícios lindíssimos (alguns declarados Património Mundial pela UNESCO), contrastes entre Montanhas e Cidade, muitos caminhos pedonais e ruas sem trânsito.
Com 4 crianças pequenas, optámos por fazer uma “caça ao tesouro” pela Cidade, ou seja, colámos fotos de monumentos e esculturas da Cidade, e quem encontrasse primeiro o “tesouro” ganhava. Usámos esta estratégia, para podermos andar a passear pela Cidade e para que eles se entusiasmassem com o passeio...Resultou...num dia andamos tanto que às tantas foi preciso apanhar um táxi porque as crianças já não andavam...arrastavam-se!
Oviedo é das Cidades mais limpas de Espanha, tendo ganho já vários prémios por este facto (há quem diga que é das cidades mais limpas da Europa).
Tornou-se famosa por servir de cenário para um filme de Woody Allen. Por este motivo, existe uma estátua do mesmo na Cidade. Aliás, pela cidade toda encontramos várias estátuas.
Gostei muito desta - La maternidad
Passear por Oviedo é descobrir em cada canto, uma maravilha diferente. Dos Edifícios, o mais imponente é a Catedral San Salvador. Das Praças, a mais engraçada é a Plaza del Foután.
(Foto retirada da Internet)
(Foto retirada da Internet)
Das duas vezes que já fui a Oviedo, comi maravilhosamente...os pratos mais conhecidos são a Fabada (género de feijoada mas com uns feijões brancos e grandes) e o Pote Asturiano (tipo o nosso cozido). Numa das refeições, mandamos vir uma tábua dos seus queijos e enchidos (e disse quem gosta, que eram deliciosos).
Em Oviedo, existe uma Rua só com Sidrerias...bebida típica e de maçã, muito apreciada por aqueles lados. Fomos uma noite ao restaurante Sidreria Tierra Astur Gascona. Comemos maravilhosamente bem, bebemos sidra e para as crianças pedimos um género de carne na pedra, em que eles é que a tiveram de cozinhar e foi um Festa! As crianças adoraram, assim como todo o espetáculo e ritual que envolve a Sidra, e como tem de ser servida.
Estes restaurantes têm uma vida incrível e cheiram sempre a Sidra que se vai depositando no chão (quase todos os Restaurantes têm no chão, uma espécie de serradura, para atenuar o cheiro e absorver o liquido).
Foi a primeira viagem todos juntos e foi um teste, bem sucedido, de viajar com 4 crianças, para Cidades e conseguirmos disfrutar das mesmas.
Voltarei mais vezes a Oviedo, de certeza, até porque para um fim de semana de descanso e descontraído, apanhando um avião, Oviedo é já ali e os voos são baratíssimos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









