sexta-feira, 29 de julho de 2016

terça-feira, 26 de julho de 2016

terça-feira, 19 de julho de 2016

Reforma

Ela: "Mano, já sei o que te vou dar nos anos. Vou comprar um smurf para andar atrás de ti a chatear-te!"

Ele:"Mãããeeeee.... A minha irmã vai se reformar!"

Artista de 9 anos

Desculpa, Mãe

quinta-feira, 7 de julho de 2016

#Viagens_6 #República Checa #Praga

Foi a segunda vez que estive em Praga, na República Checa.
Da primeira vez, achei a cidade deslumbrante...uma cidade museu!
Agora continuei a achar.
Desta vez, apenas 7 horas para dar uma volta e reencontrar Praga...
Tivemos a sorte de um Amigo Checo(Thanks Kuba) de 20 anos se oferecer para nos guiar numa visita rápida por Praga...São assim os checos, hospitaleiros e sempre prontos a agradar e a dar a conhecer a República Checa.

A Cidade Histórica/ Centro Histórico faz-se muito bem a pé, e há sempre elétricos a passarem para todo o lado, pelo que não é difícil andar por Praga.

Para uma visita rápida escolhemos ficar uma noite no Hotel Yasmin, mesmo no Centro Histórico. Não é barato, mas para quem tem pouco tempo, é o ideal.

Os Hotéis dentro do Centro Histórico não são baratos, mas de resto e porque a República Checa quando aderiu à União Europeia, não aderiu à moeda única (mantendo a coroa checa), tudo é mais barato que em Portugal.

Come-se lindamente na República Checa. No pouco tempo que tivemos em Praga, jantámos numa cervejaria checa Kolkovna que recomendo vivamente e onde o Cabbage – Couve roxa ou branca com um sabor agridoce e os Dumplings – pão ou batata cozidos a vapor, acompanhados ambos com carne, são deliciosos. Tivemos um almoço num Restaurante Italiano Pastar fenomenal ... (já estávamos há 5 dias na República Checa e já chegava de carne, dumplings e cabbage)!

O Cabbage


Os dumplings


A nossa visita e porque estávamos muito perto começou na Praça da Cidade Velha, onde gosto de me sentar e observar tudo à volta, a arquitetura, esplanadas, as pessoas, as lojas para turista...
É nesta praça que fica o Relógio Astronómico que de hora em hora dá um espetáculo de bonecos em madeira...nada de extraordinário...mas que consegue colocar centenas de pessoas de hora em hora a olhar para ele...na expectativa ...alguém que estava comigo e não conhecia depois do espetáculo que dura segundos disse “é só isto?”
Este Relógio, construído no Século 15 encontra-se na Torre da Prefeitura e conta a História que na altura acharam o relógio tão lindo (e é!) que cegaram o relojoeiro para que não pudesse haver imitações.
Subimos à torre da prefeitura e daqui tem-se uma bela vista sobre a Praça e sobre Praga.


Da outra vez que estive em Praga tive mais tempo e conheci o Bairro Judeu. Desta vez só deu para passar numa Rua ou noutra. Os judeus foram perseguidos em Praga durante séculos e estavam obrigados a viver confinados ao seu bairro, tudo era ali e dali não podiam sair...nem mortos!!! Quando morriam eram ali enterrados. Ora o Bairro não é assim tão grande, pelo que o Cemitério teve de crescer em altura. Penso que tem 12 níveis de terra e que será o cemitério judaico mais antigo da Europa.


Praga é atravessada pelo Rio Vitava ou Moldava, que se atravessa pela Ponte Carlos...tão cheia sempre de pessoas...
A Ponte é um ícone da cidade. Do Século 14, divide a cidade em “Cidade Velha” e Mála Strana, um dos Bairros mais bonitos de Praga (pelo menos para mim). A ponte Carlos tem imensas esculturas e algumas torres lindíssimas e uma vista fenomenal para o Rio e as sua margens. Desta vez, só a atravessei de dia. Da outra vez que estive em Praga, andei por ali à noite e também considero um passeio a não perder nesta cidade.


Segunda vez em Praga, e segunda vez que não consegui ir ao Complexo do Castelo, apenas a um dos Jardins...a fila era tão grande e as horas que tínhamos eram tão poucas que tivemos de desistir...


Gosto de Praga e de passear em Praga, nas Ruas, sinto-me bem. Desta vez, como novidade, vi a parede “John Lennon”, uma parede que era utilizada para deixar mensagens contra o comunismo e agora serve para deixar mensagens de paz.


Thanks a lot Kuba (with me in the photo).