terça-feira, 31 de maio de 2016

Dormir na reforma

"Mãe, quando me reformar, vou acordar sempre tarde"

"Tu, filho, sim, sim!? Com 9 anos nunca acordas tarde aos fins de semana nem nas Ferias!!"

"Pois, mãe, estou a guardar o sono todo para quando me reformar!"

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A brincar se aprende...e estuda!

Vejo a minha filha a transportar para a sala um castelo de póneis e alguns póneis (de brincar, claro):

"Filha, o que andas a fazer?"

"Mãe, tenho de estudar...amanhã tenho um teste"

"Por isso mesmo, filha, não achas que devias ir ler um pouco?"

"Mãe, eu não vou ler...tenho de estudar!"

E...fiquei quieta no meu canto a ver no que aquilo ia dar...Estou a ouvi-la a explicar a lição e os exercicios aos póneis!!!! E de vez em quando remata: "estão a perceber?"

terça-feira, 24 de maio de 2016

#Viagens_4 #China #Pequim

Estive em Pequim um dia e meio e foi este o tempo que tivemos para correr a conhecer o máximo que conseguíssemos. Obviamente que o objetivo era conhecer a Cidade Proibida, a Praça Tiananmen e ir à Muralha da China.

Vínhamos de Macau e chegámos à hora de almoço. Ainda no Aeroporto, somos logo abordados por motoristas/ táxis para nos levar à Cidade. Desconfiámos logo desta abordagem e depois de um colega se entender com o motorista de um autocarro, entrámos num que supostamente nos deixava na rua do Hotel ou muito perto.
Ficámos a mais de 2 Quilómetros do Hotel, com malas…E lá fomos caminhando por passeios muito largos, e avenidas muito modernas e com 2 e três vias para cada lado. Sentimos a poluição mas tivemos sorte, uma vez que nunca esteve nublado.
À medida que avançávamos, começamos a perceber que embora a quantidade de faixas de Estrada, não havia muito ruído…Curioso!!!

Ficámos no Hotel KapoK, com um design muito clean e moderno e pelo que percebemos bastante Central.

Depois de um check in muito rápido e porque tínhamos pressa, fomos a pé para a Cidade Proibida.
Talvez por ainda me lembrar muito bem do filme o “Último Imperador”, quando avistamos a Cidade, senti logo um grande entusiasmo.
Penso que seria preciso um dia inteiro para conhecer toda a Cidade, os seus palácios, salões, travessas, tesouros. Como não tínhamos esse tempo, optámos por fazer uma visita “Sempre em frente”.
A Cidade Proibida tem inúmeros edifícios em Madeira. Não se pode entrar neles, apenas ver pelas janelas. Os seus interiores já estão quase vazios, e apenas se vê alguns dos tesouros que ali deixaram para “turista ver”…Tudo o resto está no Museu dos Tesouros na Cidade Proibida (tem de se sair deste complexo e entrar noutro para se ver).
Entramos pela Porta da Suprema Harmonia e fomos logos surpreendidos pela arquitetura, pela dimensão de espaço e sentimos que aquele espaço é-nos familiar (pelo menos para quem viu o filme).
Percebe-se porque é que este é um dos Ex-libris da China…é realmente muito diferente, interessante e conta histórias de 24 imperadores, ao longo de 5 séculos.
Atrai turistas de todo o Mundo e por isso espreitar para dentro dos salões, revelou-se quase sempre um desafio…Mas com paciência e alguma força de braços…lá se consegue chegar a uma janela!!!


Já algo cansados, quando saímos e sem saber para onde nos havíamos de deslocar…e sem saber muito bem como…entramos num elétrico que nos levou à Praça Tiananmen (por sorte ficamos mesmo à entrada da praça)…
Este é um transporte publico, pelo que aqui é a melhor forma de observar os nativos…e é assim:
1) Enquanto couber uma palha no transporte, eles vão entrando e acomodando-se tipo peças do jogo tetris;
2) As pessoas idosas são muito respeitadas e depressa há sempre alguém que se levanta e lhes dá o lugar;
3) Mães com crianças ao colo não têm qualquer prioridade;
4) São por natureza silenciosos (facto que já tinha constatado nos Restaurantes)

E lá chegámos à entrada da Praça Tiananmen e depois de enfrentarmos uma fila e RX a tudo o que trazíamos (percebemos depois que ali também é metro), entramos na Praça e avistámos o Mausoléu do Ex-Presidente da República Popular da China – Mao Tsé-tung. Para mim foi toda uma emoção…o primeiro livro que a minha mãe me deu a ler em Inglês foi sobre esta personagem, as suas politicas e filosofias.

A praça Tiananmen, conhecida pelos protestos e mortes de Estudantes em 1989, é imensa, muito grande mesmo e tirando o seu significado, o mausoléu de Mao Tsé-tung não tem muita coisa para ver…



Neste dia ainda tivemos tempo para dois mercados “diferentes”:

O Mercado da Rua Wangfuging…Com espetadas bem deliciosas (para os chineses!!!) Sugiro aqui a utilização de um lenço à volta da cara e não é por causa da poluição, mas sim por causa do cheiro…neste Mercado…um mercado bem interessante mas com um cheiro horrível que não conseguimos identificar…


O outro Mercado, é um Centro Comercial onde encontramos todo o tipo de produtos e contrafação…Aqui, para quem gosta de Malas de marca, mais vale comprar em Portugal nas Feiras (mais baratas e melhores), quem gosta de Gadgets…isto é um mundo e parece que mais barato…como estava com dois homens, foi o Mundo para eles e para mim a oportunidade de comprar um pau para Selfies (que durou em Portugal 1 mês).
Aqui neste Mercado tudo tem de ser negociado…não se compra pelo primeiro preço que nos dão…Eles têm sempre uma maquina calculadora na mão e lá vamos comunicando através desta até o preço que queremos…e eles são muito insistentes!!!

Dia seguinte - Muralha da China.

Penso que estávamos a cerca de 90 quilómetros da parte da Muralha chamada Mutianyu (dizem que a menos lotada por turistas)… em todos os Hotéis há excursões de 1 dia para lá se ir…e não é caro.
O senão destas excursões…não são só à Muralha da China!!!!
Ora bem, o nosso dia começou com uma primeira paragem numa Fábrica de Jade, em que enquanto não compramos não descansam…Aqui é possível ver como o trabalham, com tornos pequenos e uma paciência enorme…E é possível sair da fábrica sem comprar nada, que foi o meu caso…
…Depois uma loja enorme de Chás, onde nos fazem demonstração de como o preparar e beber…é todo um ritual…como também não gosto de chá…ia conseguindo sair de lá sem comprar nada…A cor das minhas unhas traiu-me: atraiu a atenção da nossa demonstradora/ vendedora e após lhe ter explicado que nem gostava muito de chá…lá fui a ultima da excursão a sair com um saco cheio de chá, um menino em louça que faz chichi quando a água já está suficientemente fervida para o Chá e tudo pela metade do preço que levaram aos meus colegas…(cheguei a Portugal e dei o chá todo).


E antes da subida para a Muralha da China, a única refeição que fizemos em Pequim e a única refeição em terras chinesas (e por lá andávamos há mais de 10 dias) com comida chinesa como a conhecemos, o Porco doce, Chau Min, Arroz Xau Xau…E por ai adiante…

E começamos a subida para a Muralha. Para se subir, existem teleféricos, mas pode-se ir a pé (o que não aconselho, porque andar na Muralha não é fácil).
Nós fomos de teleférico e não nos arrependemos….a Muralha não é Plana, tem muitas subidas e descidas, degraus muito elevados e foi com grande dificuldade que fomos do Sitio 14 assinalado num Mapa até ao sitio 17 (poderíamos, ter ido até ao 22, mas além de não haver tempo, não havia preparação física…(Tenho a dizer-vos que ás tantas já subia de gatas).
A Muralha da China impressiona! Diz-se que é a única obra arquitectónica a ser vista da Lua…é mentira.
O que existe é uma obra grandiosa feita pelo Homem…contaram-nos que em media por cada quilómetro há pelo menos 3 trabalhadores enterrados (que morreram durante a sua construção)…De quando em quando há postos de vigia, pois esta foi uma construção com fins militares e de todo os lados se consegue ver a paisagem…A Muralha da China foi classificada como Património Mundial da UNESCO e é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo…Quando a visitamos, é fácil perceber porquê!